Nova Kawasaki Ninja chega com tecnologia da MotoGP e preço de VW Nivus

Nova Kawasaki Ninja chega com tecnologia da MotoGP e preço de VW Nivus

junho 2, 2021 0 Por Marquinho

As motos superesportivas da atualidade são o mais perto que os reles mortais podem chegar das máquinas de corrida – e por um preço muito mais acessível do que os automóveis esportivos. A nova Kawasaki Ninja ZX-10R 2022, que acaba de ser lançada no Brasil, é prova disso.

Imbatível nas pistas do Campeonato Mundial de Superbike, com seis títulos consecutivos, a nova Ninja ZX-10R oferece 213 cv de potência máxima – para meros 207 kg de peso, pronta para rodar – e tudo o que há de mais moderno em termos de tecnologia embarcada e aerodinâmica das pistas de corrida. Tudo isso por um preço que parte de R$ 97.990 – equivalente a um VW Nivus Comfortline, vendido por R$ 97.580.

O modelo 2022 da superesportiva japonesa foi apresentado hoje, durante uma live, mas só chega às lojas na segunda quinzena de junho com em duas opções de cores. Além da preta fosca, cotada a R$ 97.990, estará diponível nas cores da Kawasaki Racing Team, que faturou os títulos mundiais da Superbike, por R$ 99.990.

ninja zx10r 2022 - Divulgação - Divulgação
Com as cores da equipe Kawasaki Racing Team a Ninja ZX-10R 2022 sai por R$ 99.990

Segundo a gerente comercial da Kawasaki no Brasil, Sonia Harue Ando, o preço é promocional de lançamento. Os 100 primeiros compradores da nova Ninja ZX-10R levam um kit de boas-vindas, que inclui um capacete exclusivo, feito em parceria com a Shoei.

O que mudou

Esteticamente a Kawasaki Ninja ZX-10R mudou bastante. Ganhou as winglets, as famosas “asinhas” que viraram moda nas pistas de MotoGP e Superbike, para aumentar o downforce, ou seja, a pressão aerodinâmica, e ficar mais estável em acelerações e frenagens. A superesportiva também ganhou um novo conjunto óptico e sistema de iluminação totalmente de LED.

Carenagem Ninja ZX-10R - Divulgação - Divulgação
Posição de pilotagem mais “racing”: bolha também está maior para proteger o piloto em altas velocidades

Na parte ciclística, destaque para o novo desenho do quadro e o reposicionamento da balança traseira, que ficou mais longa e aumentou a distância entre-eixos – passando de 1.440 mm para 1.450 mm Tudo, segundo a Kawasaki, para melhorar a estabilidade da nova Ninja também nas curvas.

As suspensões dianteira e traseira também foram recalibradas, mas mantiveram a possibilidade de se ajustar manualmente, como em uma moto de corrida, a compressão, o retorno e e pré-carga da mola.

Motor com radiador de óleo

Também herdada das pistas está a adoção deum novo radiador de óleo, mais eficiente, no motor de quatro cilindros em linha e 998 cm³ de capacidade. Com melhor arrefecimento, o motor agora gera 213 cv de potência máxima a 13.200 rpm – com a atuação da injeção direta de ar. O câmbio agora tem sistema quick-shift para subir ou reduzir marchas.

Ninja ZX-10R preta - Divulgação - Divulgação
Kawasaki Ninja ZX-10R 2022 também estará à venda na cor preta fosca, com preço de R$ 97.990

Vale destacar também a adoção de um novo acelerador eletrônico, mais preciso e moderno. O que permitiu a instalação de um Cruise Control (piloto automático), mais voltado para o uso em longas viagens – se é que alguém se arrisca a viajar muitos quilômetros em uma superesportiva.

O acelerador ride-by-wire ainda permitiu que a nova Ninja ZX-10R adotasse modos de pilotagem – com três pré-definidos e um personalizável -, que controlam outros sistemas, como o controle de tração, de empinada, freio motor e entrega de potência.

Para fechar o novo pacote tecnológico da Ninja ZX-10R está o novo painel com tela colorida de TFT, que permite a conexão ao smartphone por meio do aplicativo Rideology da própria Kawasaki.