Marca indiana não opera oficialmente no Brasil. Mesmo assim, foi a 4ª mais vendida do Brasil
Encerrado o mês de agosto, os dados de emplacamentos fornecidos pela Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, mostraram mais um crescimento nas vendas de motocicletas. No mês passado, foram comercializados 118.549 veículos de duas rodas em nosso país.
O número supera em 10,16% o registrado em julho, que foi de 107.617 unidades comercializadas. No sétimo mês de 2022, os números foram influenciados negativamente, pois a maior parte das fabricantes de motocicletas nacionais deram férias coletivas aos funcionários das linhas de montagem naquele período, limitando a capacidade produtiva.
No entanto, o que mais chamou a atenção nos emplacamentos de motos em agosto foi a chegada da indiana TVS à quarta colocação. A marca não possui nem fábrica nem representação oficial no Brasil e, mesmo assim, superou as vendas de marcas como BMW, Royal Enfield, Kawasaki, Haojue e Triumph. Ela ficou atrás apenas do trio de sempre: Honda, Yamaha e Shineray.
A TVS sequer mostrou sinais de que teria uma operação no Brasil e, de fato, até hoje nunca vendeu uma moto sequer em nosso mercado por meios próprios. E não para por aí, pois também não há nenhuma importadora independente ou com concessão para vender suas motos no Brasil.
A única moto da TVS que está sendo emplacada no Brasil é a Sport 110i. Sozinha, já está ocupando a 16ª colocação entre as motos mais vendidas do mês. Aparentemente, as unidades da moto indiana estão sendo feitas no Brasil pela Dafra, em sua linha de montagem de Manaus (AM). Mas a Sport 110i não consta no catálogo de produtos da marca.
A demanda para produção da TVS Sport 110i no Brasil veio de uma empresa chamada Mottu, que se especializou nos últimos anos no aluguel de motos, principalmente para serviços de entrega de moto via aplicativo. Isso é confirmado pela resposta da Dafra dizendo que a moto indiana é voltada à locação.
O imbróglio, para não dizer outra coisa, piora. Ninguém se responsabilizou sobre a venda da TVS Sport 110i no Brasil. Uma das possibilidades que se apresenta é de a Mottu, empresa de aluguel de motos que hoje utiliza uma frota de Honda Pop 110i, ter licenciado a TVS Sport 110i junto à indiana TVS para a produção no Brasil. A TVS, graças à parceria existente com a Dafra, envia as peças para montagem em Manaus (AM). Assim, a Mottu evita possíveis atrasos nas entregas ou competição pelas unidades fabricadas. Como não se trata de uma montadora e a Mottu não vende motos, a Sport 110i é registrada por aqui com sua marca original, a TVS.
POS. | MARCA | AGO. 22 (A) | % TOTAL | JUL. 22 (B) | % TOTAL | % VAR. (A/B) | POS. JUL. |
1º | HONDA | 89.352 | 75,37% | 81.287 | 75,53% | 9,92% | 1º |
2º | YAMAHA | 18.711 | 15,78% | 16.858 | 15,66% | 10,99% | 2º |
3º | SHINERAY | 2.143 | 1,81% | 2.021 | 1,88% | 6,04% | 3º |
4º | TVS | 1.317 | 1,11% | 876 | 0,81% | 50,34% | 6º |
5º | BMW | 1.281 | 1,08% | 1.144 | 1,06% | 11,98% | 4º |
6º | ROYAL ENFIELD | 1.047 | 0,88% | 901 | 0,84% | 16,20% | 5º |
7º | KAWASAKI | 953 | 0,80% | 802 | 0,75% | 18,83% | 7º |
8º | HAOJUE | 934 | 0,79% | 799 | 0,74% | 16,90% | 8º |
9º | AVELLOZ | 676 | 0,57% | 634 | 0,59% | 6,62% | 9º |
10º | TRIUMPH | 439 | 0,37% | 513 | 0,48% | -14,42% | 11º |
… | … | … | … | … | … | … | … |
TOTAL MOTOS | 118.549 | 100,00% | 107.617 | 100,00% | 10,16% | … |
As motos mais vendidas do Brasil em agosto
Indo para a análise somente dos modelos, a Honda CG 160 permaneceu na liderança isolada. As três versões “civis” da moto (Start, Fan e Titan) receberam linha 2023 recentemente. Ela foi seguida no ranking por mais 4 modelos da Honda: Biz, Bros, Pop 110i e Twister 250. No entanto, a moto da marca que mais cresceu em vendas no mês passado foi a XRE 190 (9ª posição). Ela teve 27,60% de crescimento nos emplacamentos.
Outro destaque positivo foi para a Yamaha. A Fazer 250 voltou a ocupar a 6ª colocação após crescer 27,60% nas vendas e ser a moto mais vendida da marca em agosto. Em recuperação, a scooter Yamaha NMax cresceu 86,82% nos emplacamentos na comparação entre julho e agosto.
POS. | MODELO | AGO. 22 (A) | % TOTAL | JUL. 22 (B) | % TOTAL | % VAR. (A/B) | POS. JUL. |
1º | HONDA CG 160 | 32.761 | 27,63% | 31.077 | 28,88% | 5,42% | 1º |
2º | HONDA BIZ | 16.970 | 14,31% | 14.728 | 13,69% | 15,22% | 2º |
3º | HONDA NXR 160 | 12.496 | 10,54% | 11.308 | 10,51% | 10,51% | 3º |
4º | HONDA POP 110I | 9.905 | 8,36% | 8.801 | 8,18% | 12,54% | 4º |
5º | HONDA CB 250F TWISTER | 4.108 | 3,47% | 3.574 | 3,32% | 14,94% | 5º |
6º | YAMAHA FAZER 250 | 3.551 | 3,00% | 2.783 | 2,59% | 27,60% | 9º |
7º | HONDA PCX 150 | 2.983 | 2,52% | 3.311 | 3,08% | -9,91% | 6º |
8º | YAMAHA YBR 150 | 2.928 | 2,47% | 3.099 | 2,88% | -5,52% | 7º |
9º | HONDA XRE 190 | 2.648 | 2,23% | 1.959 | 1,82% | 35,17% | 11º |
10º | YAMAHA CROSSER 150 | 2.601 | 2,19% | 2.796 | 2,60% | -6,97% | 8º |
11º | HONDA ELITE 125 | 2.566 | 2,16% | 1.937 | 1,80% | 32,47% | 13º |
12º | HONDA XRE 300 | 2.109 | 1,78% | 1.950 | 1,81% | 8,15% | 12º |
13º | YAMAHA XTZ 250 | 2.019 | 1,70% | 2.050 | 1,90% | -1,51% | 10º |
14º | YAMAHA YS150 FAZER | 1.449 | 1,22% | 1.375 | 1,28% | 5,38% | 14º |
15º | YAMAHA NMAX | 1.347 | 1,14% | 721 | 0,67% | 86,82% | – |
16º | TVS SPORT 110I | 1.317 | 1,11% | 876 | 0,81% | 50,34% | 19º |
17º | SHINERAY XY50 | 1.183 | 1,00% | 1.083 | 1,01% | 9,23% | 16º |
18º | HONDA ADV 150 | 1.055 | 0,89% | 1.102 | 1,02% | -4,26% | 15º |
19º | YAMAHA FLUO 125 | 998 | 0,84% | 921 | 0,86% | 8,36% | 18º |
20º | YAMAHA YBR 125 | 895 | 0,75% | 1.065 | 0,99% | -15,96% | 17º |
… | … | … | … | … | … | … | … |
TOTAL MOTOS | 118.549 | 100,00% | 107.617 | 100,00% | 10,16% | … |