12 fev

publicado em: Curiosidades 12/02/2018 às 10:00

CUIDADOS: MOTO PARADA POR MUITO TEMPO

Comentar (0)

Por: Marquinho Motos

 Se você pretende viajar ou se por alguma razão não irá pilotar sua moto por alguns dias, fique atento, pois, apesar de muitos não saberem, deixar a moto parada por muito tempo exige alguns cuidados.

 Assim como os veículos, as motocicletas foram feitas para andar e se você só a pilota aos finais de semana deve ficar atento e prevenir ao máximo para que sua moto esteja sempre em boas condições.

Os principais componentes que sofrem com a moto parada por muito tempo são a bateria, pneus, óleo lubrificante, combustível e pintura.

Dentre todos eles, a bateria é o que pode danificar com mais facilidade. Dependendo do modelo, dois ou três meses são suficientes para a perda total. Por isso, se puder dar apenas uma carga, isso já pode ser capaz de fazê-la voltar a funcionar.

Deixar a moto parada por muito tempo e com um pouco de combustível pode fazer com que o tanque sofra reações químicas causando grandes danos em seu interior. Por isso, o ideal é esvaziá-lo, mas ao abastecê-lo depois do período em que a moto ficou parada, dê preferência à gasolina Premium para que os aditivos contidos nela ajudem na limpeza do motor.

Outro item tão importante quanto, são os óleos lubrificantes que podem escoar para o cárter da moto, descarregando os sistemas hidráulicos e comprometendo a vida útil do motor. Dê atenção também às velas e aos filtros da sua moto. Além disso, deixar sua a moto parada por muito tempo também pode causar certa pressão nos pneus, uma vez que por estar na mesma posição durante muito tempo eles vão se deformando e a calibragem diminui.

Você ainda pode encontrar rachaduras e deformidades irreparáveis nos pneus, por isso, fique atento.

Por último, mas não menos importante, escolha o lugar ideal para guardar a sua motocicleta. Dê preferência para locais fechados, cobertos, longe de variações climáticas e principalmente de chuva e umidade. Vale lembrar que nesses casos uma capa para moto também é excelente.

Vai deixar sua moto parada por muito tempo? Siga essas dicas e evite dores de cabeças.

Comentário: Nenhum comentário