09 jun

Qual a melhor jaqueta para moto?

publicado em: Dicas 09/06/2019 às 10:23

Qual a melhor jaqueta para moto?

Comentar (0)

Por: Marquinho Motos

A jaqueta para moto é um dos itens de segurança mais importantes para o motociclista. Sua principal função é proteger o tronco e braços do impacto e da abrasão do piso em caso de queda, evitando machucar a pele em caso de queda.

No mercado existem vários tipos de jaquetas para moto especiais para motociclistas.

As jaquetas para moto mais utilizadas são as de couro, que protegem bem do vento, frio e abrasão do asfalto. Tem vida útil longa e preço razoável. As jaquetas para moto esquentam bastante, são maleáveis, porém não impermeáveis. As mais sofisticadas e caras são as italianas, feitas em cordura (material bastante resistente) e dotadas de membrana impermeável e proteções, além de permitirem a transpiração.

jaquetas para moto

jaquetas para moto

Uma boa jaqueta para moto, seja de cordura ou couro, tem de ter uma “armadura” nos ombros, cotovelos e costas. As jaquetas, independente do tipo, deve ter a gola que seja permitida fechá-la em torno do pescoço, com o cuidado em não apertar demais, que também deve ser alta para proteger do frio e da chuva. Gola preferencialmente alta na parte de trás para evitar que a chuva entre pelo capacete.

O inconveniente dessas jaquetas para moto, é a limitação em usá-las no verão, já que elas retém bastante o calor. Uma solução alternativa para rodar na cidade, caso a sua região seja quente, são as jaquetas jeans, que não esquentam tanto e de protegem de alguma forma, evitando escoriações, mas não os impactos.

jaqueta para moto

A vantagem do inverno é que o frio é um grande incentivador do uso dos equipamentos completos de segurança, principalmente as jaquetas, casacos e botas.

Independente do tipo, as jaquetas para moto devem ficar bem firme no corpo, para evitar o efeito “balão”, que é quando a jaqueta infla pelo vento, deixando as mangas vibrando, o que incomoda bastante.
As jaquetas são muito importantes em caso de queda. Embora nunca se espera cair, é importante estar sempre preparado .

Dê preferência para as jaquetas de cores claras e vivas. Isso aumentará a visibilidade de outros motoristas em relação a você.

Não esqueça que para algumas situações a capa de chuva é uma boa opção, além do preço para proteger da água é claro!

 

Comentário: Nenhum comentário