Lançada pela Honda como uma opção abaixo da CB 750 Four, considerada a precursora das superbikes, a CB 500 surgiu em 1971, apenas três anos após a sua “irmã mais forte”. Com estilo parecido, a vantagem estava na ciclística da moto, ou seja, na forma mais compacta, leve e simples de pilotar em comparação com a CB750 Four, segundo entusiastas do modelo.
No caso da CB500 Four, os engenheiros partiram do zero com o propósito de criar uma “máquina altamente tecnológica, também com um motor de quatro cilindros em linha como o da CB 750 Four, mas com características diferentes e uma agilidade superior”, segundo palavras da própria Honda.
Assim, seu motor é um quatro cilindros em linha de 498,5 cc de deslocamento, quatro tempos, refrigerado a ar, 8V, comando simples no cabeçote SOHC. Com isso, os projetistas conseguiram chegar a uma potência máxima de 50 cv a partir das 9.000 rpm (67 cv a 8.000 rpm na CB 750 Four) e ao torque de 4,5 kgfm a 7.500 rpm com a ajuda de uma transmissão manual de cinco velocidades. A velocidade máxima ficava perto dos 180 km/h contra 198 km/h da CB750.
Fabricada de 1971 a 1979, o modelo não teve grandes modificações técnicas ou estéticas, no entanto, por conta de sua vocação tipicamente esportiva, houve quem se aventurasse em torná-la ainda mais agressiva com adoção de mais um disco na parte dianteira, troca do sistema de escape de quatro saídas por um do tipo 4×1, além de alterações estilísticas como substituição de um guidão mais baixo e assentos mais esportivos do tipo rabeta.
E há uma relíquia de 1974 à venda que passou por um processo completo de restauração intitulado de “Nuts and Bolts”, ou seja, até de porcas e parafusos. Após este minucioso trabalho, essa CB 500 Four só rodou 200 km. Todo o trabalho ficou a cargo da oficina Belikar Motos Clássicas, empresa que há mais de 30 anos se especializou em restauração, customização e vendas de motocicletas clássicas e antigas.