Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the chainpress domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/servidorgoat/web/blog.marquinhomotos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131
Por R$ 100 mil: Honda CB 500 Four de 1974 restaurada está pronta para ganhar um dono - O Blog da Marquinho Motos

Lançada pela Honda como uma opção abaixo da CB 750 Four, considerada a precursora das superbikes, a CB 500 surgiu em 1971, apenas três anos após a sua “irmã mais forte”. Com estilo parecido, a vantagem estava na ciclística da moto, ou seja, na forma mais compacta, leve e simples de pilotar em comparação com a CB750 Four, segundo entusiastas do modelo.

No caso da CB500 Four, os engenheiros partiram do zero com o propósito de criar uma “máquina altamente tecnológica, também com um motor de quatro cilindros em linha como o da CB 750 Four, mas com características diferentes e uma agilidade superior”, segundo palavras da própria Honda.

Assim, seu motor é um quatro cilindros em linha de 498,5 cc de deslocamento, quatro tempos, refrigerado a ar, 8V, comando simples no cabeçote SOHC. Com isso, os projetistas conseguiram chegar a uma potência máxima de 50 cv a partir das 9.000 rpm (67 cv a 8.000 rpm na CB 750 Four) e ao torque de 4,5 kgfm a 7.500 rpm com a ajuda de uma transmissão manual de cinco velocidades. A velocidade máxima ficava perto dos 180 km/h contra 198 km/h da CB750.

Fabricada de 1971 a 1979, o modelo não teve grandes modificações técnicas ou estéticas, no entanto, por conta de sua vocação tipicamente esportiva, houve quem se aventurasse em torná-la ainda mais agressiva com adoção de mais um disco na parte dianteira, troca do sistema de escape de quatro saídas por um do tipo 4×1, além de alterações estilísticas como substituição de um guidão mais baixo e assentos mais esportivos do tipo rabeta.

E há uma relíquia de 1974 à venda que passou por um processo completo de restauração intitulado de “Nuts and Bolts”, ou seja, até de porcas e parafusos. Após este minucioso trabalho, essa CB 500 Four só rodou 200 km. Todo o trabalho ficou a cargo da oficina Belikar Motos Clássicas, empresa que há mais de 30 anos se especializou em restauração, customização e vendas de motocicletas clássicas e antigas. 

Leave a Comment