A ponteira de escapamento é um dos mais comentados componentes de uma motocicleta. Sendo assim, selecionamos quatro aspectos importantes, tanto sobre funcionamento quanto sobre cuidados a serem tomados.
1-Função: boa parte da personalidade de uma motocicleta é determinada pela sua “voz”, pelo ruído emanado pelo motor em funcionamento. A ponteira do escapamento é, em grande parte, responsável por esta característica, pois é a parte terminal do sistema de escape. Uma das mais relevantes funções da ponteira é conter o ruído em níveis regulamentados por lei. Portanto, qualquer alteração na ponteira de escapamento pode deixar sua moto fora de padrão, e fora da lei.
2-Conservação: componente metálico, a ponteira de escapamento está sujeita à ação do tempo e uso, como a oxidação, amassados, arranhões e perfurações. Ponteira de escapamento tem grande vida útil, e não há no manual do proprietário uma previsão de troca em prazo específico. Todavia, não é preciso ser um técnico para perceber quando a ponteira está em mau estado. O aumento do ruído é um sintoma claro, e qualquer amassado considerável demanda uma visita ao mecânico para análise. Uma ponteira de escapamento em mau estado pode prejudicar o funcionamento e a durabilidade do motor.
3-Esportiva: no mercado há uma vasta oferta de ponteiras ditas “esportivas”. Uma característica em comum destas ponteiras não originais é o aumento da rumorosidade. A maior parte delas não é homologada pela Honda, portanto não estão de acordo com as determinações do Contran. O uso destas ponteiras resulta em risco de ter sua moto aprendida, e a consequente dor de cabeça – e despesa – que isso acarreta. A única razão para usar uma ponteira esportiva é se a moto estiver sendo utilizada em competição, onde o eventual menor peso do componente poderá oferecer alguma vantagem.
4-Original: em grande parte das motos a ponteira forma um conjunto único com todo o sistema de escape. Na parte interna deste conjunto está o catalisador, responsável por tornar os gases vindos da câmara de combustão menos nocivos ao meio ambiente. A troca do sistema de escape por outro, sem catalisador, ou a simples eliminação do catalisador, representa um risco. O motor foi projetado para funcionar com o catalisador, retirá-lo pode reduzir sua vida útil além de tornar a moto inimiga do meio ambiente, ilegal e sujeita a apreensão e multas.
Resumindo? O melhor é manter sua moto 100% original, e cuidar para que todo o sistema de escape esteja em perfeitas condições. A tentação de “liberar” o escape para fazer o motor roncar mais alto é uma grande bobagem, uma moda do passado que não tem mais sentido nos dias de hoje, pois aumenta a poluição sonora e não tem nenhum efeito prático positivo. Além disso pode render problemas sérios com os agentes de trânsito e reduzir a vida útil do motor. Sendo assim, lembre-se: ponteira legal é a original!