Se você é um motociclista, precisa ficar atento à periodicidade para realizar a manutenção da sua moto. Esse tempo pode variar conforme a condição do veículo ou exigência do mecânico. Mas, de forma geral, especialistas recomendam que a revisão deve ser realizada a cada 6 mil km rodados. Você verá, também, alguns dos erros mais comuns cometidos pelos motociclistas, os quais normalmente prejudicam o funcionamento do veículo. Todo esse cuidado com o veículo, é claro, só será possível se realizado por profissionais de confiança. Sabe como identificá-los?
Aqui, também darei algumas dicas que poderão ajudar você nesse sentido. Há diferentes tipos de manutenção de motos. Enquanto a manutenção corretiva é necessária para corrigir uma falha no veículo, a manutenção preventiva tem o objetivo de evitar a aparição de problemas. A manutenção preditiva, por sua vez, serve para determinar o tempo de vida útil das peças da moto, principalmente daquelas que já falharam em algum momento.
Você sabe qual deve ser a periodicidade da manutenção de moto?
Sabe quais são os procedimentos aos quais você deve estar atento quando levá-la ao mecânico?
Um dos meios de transporte mais utilizados pelos brasileiros é a moto.
Aqui, você conhecerá em detalhes os tipos de manutenção existentes – preditiva, corretiva e preventiva.
Também descobrirá de quanto em quanto tempo sua moto precisa passar por uma manutenção.
E, além disso, saberá o que é necessário ser avaliado pelo mecânico em cada inspeção, conforme o tipo de manutenção.
Você verá, também, alguns dos erros mais comuns cometidos pelos motociclistas, os quais normalmente prejudicam o funcionamento do veículo.
Todo esse cuidado com o veículo, é claro, só será possível se realizado por profissionais de confiança. Sabe como identificá-los?
Aqui, também darei algumas dicas que poderão ajudar você nesse sentido.
- Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva, como o próprio nome sugere, tem o intuito de corrigir alguma falha já existente no veículo.
Nesse caso, se a moto apresentar um defeito, uma falha ou pane, você precisará levá-la ao mecânico para reparar o que impede seu correto funcionamento.
É importante saber que existem, basicamente, dois tipos de falhas que podem comprometer o funcionamento do veículo: a falha potencial e a falha funcional.
A falha potencial acontece no estágio inicial. Ela alerta sobre a existência de um erro, ainda que o veículo continue desempenhando sua função.
Já a falha funcional é caracterizada quando o veículo não é mais capaz de desempenhar seu papel.
Também vale ressaltar, sobre esse tipo de manutenção, que ele costuma ser mais caro que os demais, justamente pelo seu caráter de urgência.
Nesse caso, você acaba não tendo tempo de realizar um levantamento de preços e comparações de serviços para optar por algum que seja mais em conta.
- Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva, também como o nome sugere, serve para prevenir a corretiva.
A preventiva é importante porque ela contribui para a redução dos riscos de falha e quebras do sistema do veículo.
Esse tipo de serviço exige uma maior regularidade para que sua função seja cumprida.
A periodicidade dependerá tanto do que prevê o manual do veículo quanto da orientação do seu mecânico.
No caso das motos, especialistas recomendam que a manutenção seja realizada, em geral, a cada 6 mil km rodados.
- Manutenção Preditiva
A manutenção preditiva é responsável por predizer o tempo de vida útil das peças do veículo.
Por meio dela, de tempos em tempos, o funcionamento de uma ou mais peças que tenham apresentado algum problema é inspecionado.
São vários os benefícios desse tipo de manutenção. Dentre eles, destaco:
prevenir a necessidade de manutenção;
evitar uma desmontagem desnecessária no veículo inspecionado;
reduzir as paradas de emergência;
aumentar o aproveitamento das peças e a confiabilidade do seu desempenho;
determinar, de maneira antecipada, interrupções de fabricação.
Você acompanhou, até aqui, a importância de submeter regularmente sua moto à inspeção de um mecânico.