O capacete é um item de proteção muito importante para o motoqueiro, ele é responsável por proteger a cabeça contra impactos, salvando vidas muitas vezes. Mas será que pode usar o mesmo item a vida toda? Veja agora quando trocar o capacete e como cuidar melhor dele.

Por que trocar o capacete?

Usar apenas um capacete a vida toda é muito difícil, em algum momento será preciso trocar este item de proteção, que é obrigatório, segundo a resolução 940 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN. 

A única possibilidade de não trocar o capacete é se ele não for utilizado com frequência. Nesse caso, será possível utilizá-lo por mais tempo. Mas se o uso for mais frequente, a peça vai precisar ser substituída. 

A principal razão para fazer a substituição do capacete é pelo desgaste. Como ele é exposto à chuva, sol, calor, frio, a peça vai se desgastando e pode não garantir a mesma proteção contra impactos. 

E como o capacete protege a região da cabeça, é importante que ele ofereça o máximo de proteção possível, evitando graves machucados. 

Veja agora algumas situações de quando trocar o capacete para ter mais proteção na hora de pilotar a sua motocicleta. 

Após uma queda ou acidente

A função do capacete é proteger a cabeça contra batidas, transferindo a menor quantidade possível de impacto para o crânio. Em alguns casos de acidentes, o capacete pode quebrar. 

Caso o casco externo se quebre, ficará claro que o capacete deve ser substituído. Mas o que muita gente não lembra é que o casco interno pode se danificar também. 

O casco interno é feito em EPS e ele é o responsável por não transferir o impacto da batida para a cabeça do motoqueiro. Uma vez danificada essa estrutura, o capacete não vai oferecer proteção.

Essa estrutura interna é geralmente pintada de preto para que caso ela se quebre, fique fácil para identificar, uma vez que o EPS é branco. 

Mas mesmo que não apareça nenhum dano à estrutura após uma queda, fazer a substituição do capacete é a ação mais aconselhável. 

Muito tempo de uso e sinais aparentes de desgaste

Caso o uso do capacete seja intenso e muito frequente, é comum que a peça fique desgastada e passe a não proteger do mesmo jeito de antes. 

O desgaste vai acontecer devido ao suor, a ação do calor, da chuva e caso o capacete não seja limpo com frequência, o desgaste da peça vai ser maior.

Entregador com roupa preta e capacete branco pilotando uma scooter vermelha

Com o passar do tempo, o forro interno vai ficar desgastado e pode fazer com que o capacete não fique bem preso à cabeça. A parte de espuma ainda pode ser trocada em alguns modelos, mas o EPS não.

O EPS é o responsável por absorver o impacto das batidas e conforme o uso, ele vai se desgastando e oferecendo menos proteção.

Em quanto tempo devo trocar o capacete?
O capacete não tem prazo de validade, pois é um produto perecível. O tempo máximo de uso de um capacete vai depender de muitos fatores, como o material do produto, o tipo de uso e o cuidado com a peça.

Geralmente, capacetes feitos em fibras duram mais tempo do que os de plásticos. Caso o capacete seja utilizado todos os dias, vai ser preciso trocar antes do que um que é utilizado raramente. 

Em geral, as fabricantes recomendam a troca do capacete após 3 anos de uso. Mas caso o produto esteja com marcas de desgaste, é melhor fazer a troca imediata. 

Como cuidar do capacete

O cuidado com o produto também faz toda a diferença. Lavar o capacete após alguns dias de uso vai ajudar a remover a sujeira e fazer com que a peça dure mais tempo. 

É importante guardar o capacete com carinho também. Existem suportes especiais para colocar a peça na parede. Assim o produto não fica largado em qualquer lugar e nem corre o risco de cair e se danificar. 

What's your reaction?
Feliz0
Legal0
Uau0
Será?0
Triste0
Bravo0
Chocado0
Leave a Comment