A Honda CB 300F Twister 2023 foi anunciada em novembro do ano passado, como substituta da CB 250F Twister – conforme mostramos aqui. É um upgrade natural para uma moto que está no mercado há muito tempo (surgiu em 2001) e que tem uma história de sucesso: é um dos modelos mais vendidos do país.
Faltava revelar o preço. Isso também deveria ter acontecido em dezembro, mas foi adiado por causa do período de férias da fábrica de Manaus – sem produção, não dava mesmo para “fechar” os valores, algo que pode mudar todo dia devido à logística industrial, que envolve recebimento de peças de fornecedores e frete, entre outros aspectos.
Mas finalmente os valores foram revelados. A CB 300F Twister tem preços sugeridos de R$ 18.900 para a versão com freios CBS, que será vendida nas cores cinza metálica e vermelha, e de R$ 19.800 para a versão com freios ABS, que terá as cores dourada ou vermelha.
Vale destacar que as diferenças para os atuais preços da CB 250F Twister – R$ 18.420 (CBS) e R$ 19.590 (ABS) – são bem pequenas.
Honda CB 300F tem muitos aprimoramentos
Na essência, a CB 300F Twister é a CB 250F Twister. Mas com muitos – muitos mesmo – aprimoramentos. O design, por exemplo, é totalmente novo. Sai a “moto com cara de moto” e entra um visual mais moderno e futurista.
A nova Twister lembra um bocado a irmã maior CB 500F – o que, aliás, é uma ótima referência. Tem visual de streetfighter maior, com farol de forma triangular invertida envolvido por uma bonita moldura e para-lama dianteiro pintado e rente ao pneu.
O tanque de metal para 14 litros de combustível fica debaixo de de uma “capa” que agrega saliências laterais – nada de abas aparafusadas. Mais atrás, o banco é bipartido e com duas alturas e, na rabeta, surgem alças de segurança para garupa, lanterna ovalada e suporte de placas e piscas destacados.
Outro detalhe bacana, que agrega valor à moto e esportividade ao visual, é o spoiler na parte inferior do motor. Para completar, toda a iluminação da moto é com LEDs.
Já o painel tem telinha de LCD tipo blackout. Exibe muitas informações – conta-giros, indicador de marchas, relógio, velocímetro, hodômetros total e dois parciais, autonomia, consumos médio e instantâneo, nível de carga da bateria – e ainda tem e tomadinha USB do tipo C para recarga de smartphones.
Rodas e freios
A nova Honda CB 300F Twister tem rodas de liga leve e escape com ponteira curta e grossa. Os freios têm duas opções de assistência: na versão de entrada, por pressão combinada (CBS); na versão topo de linha, por sistema antitravamento (ABS).
Obviamente há discos nas duas rodas, com diâmetros de 276 mm na frente e de 220 mm atrás. Na versão CBS, o cáliper dianteiro tem três pistões. Na versão ABS, são dois. Já o cáliper traseiro tem sempre pistão simples.
Motor da Honda CB 300F Twister é quase o mesmo de antes
O motor, flex, tem 293,5 cm³, refrigeração a ar e comando de válvulas simples. Rende potência máxima de 24,7 cv a 7.500 e torque de 2,6 kgf.m a 5.500 rpm, com etanol. Com gasolina, são 22,4 cv e 2,2 kgf.m nas mesmas rotações.
É basicamente o mesmo da CB 250F Twister, mas com o diâmetro do pistão aumentado de 71 mm para 77 mm (o curso permaneceu em 63 mm). Segundo a Honda, a mudança permitiu o aperfeiçoamento do cabeçote de quatro válvulas e consequente ganho para o sistema de alimentação e exaustão do motor.
Na comparação com a CB 250F Twister, a potência máxima cresceu 9,3% e o torque máximo, significativos nada menos 15,5%.
Transmissão e outras especificações da Honda CB 300F Twister
O câmbio tem seis marchas, exclusividade no segmento, e a embreagem é assistida e deslizante. Isso quer dizer que exige pouca força em seu acionamento e evita travamentos da roda traseira nas reduções severas. O peso a seco é e 139 quilos, apenas 2 quilos a mais que antes.
O pneu traseiro agora é mais largo, na medida 150/60 R17 (antes era 140/70 R17). O dianteiro é o mesmo de antes, na medida 110/70 R17.
Outro upgrade surge na suspensão dianteira, agora com tubos de 41 mm de diâmetro (antes, 37 mm). É a mesma medida usada em motos maiores, como na própria CB 500F. O curso é de 13 cm. Já a suspensão traseira é monochoque como antes, mas o curso passou de 10,8 cm para 12 cm.
Segundo a Honda, os primeiros lotes da CB 300F Twister já estarão nas concessionárias este mês. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.
Uma pitada de história
A Twister surgiu em 2001. Em 2008, foi substituída pela CB 300R. Mas em 2015 voltou a ser CB 250F Twister – o motor então novo tinha menor capacidade cúbica, mas com performance equivalente e consumo menor.
Nestes sete anos de mercado, entre 2015 e 2022, a Twister foi a líder de seu segmento – motos urbanas na faixa dos 250 cm³ – e uma das cinco mais vendidas do país.