Grupo austríaco Pierer, dono da KTM, anunciou mudanças estruturais que incluem mais volume para Bajaj e também para a chinesa CFMoto. 300 funcionários serão demitidos na Áustria.
A Bajaj, e também a CFMoto, terão mais importância dentro da cadeia produtiva das marcas do Pierer Mobility, que incluem KTM, Gas Gas, Husqvarna e MV Agusta. O conglomerado austríaco anunciou que uma nova parte da produção, e também do desenvolvimento de produtos, serão deslocado para Índia e China.
Com a mudança, Bajaj e CFMoto passarão a ter mais motocicletas do portfólio da Pierer feitas em suas fábricas. De acordo com a empresa, esta movimentação envolve modelos de “média cilindrada”.
“Esta decisão estratégica está associada a uma necessária redução do quadro de pessoal de até 300 funcionários na Áustria em 2024”, disse a Pierer Mobility, em comunicado.
Segundo a empresa, esta mudança de parte de sua estrutura de produção da Europa para a Ásia foi motivada por “condições econômicas desfavoráveis” no Velho Continente. Em outra parte desse novo plano, a Pierer Mobility também anunciou a venda das marcas de bicicletas Raymon e Felt.
FOCO NAS PRINCIPAIS MARCAS
A Pierer Mobility declarou que terá um foco reforçado em suas principais marcas: KTM, Gas Gas, Husqvarna e MV Agusta. Esta última, a italiana de luxo, foi a última a ser adicionada a seu portfólio. Atualmente, a Pierer é detentora de 25,1% da MV, mas pretende assumir o controle acionário em 2026.