Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the chainpress domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/servidorgoat/web/blog.marquinhomotos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131
Breve no Brasil, Bajaj fabrica suas motos assim na Índia - O Blog da Marquinho Motos

Montadora indiana utiliza tecnologia de ponta mesmo em motos simples

Após evoluir ainda mais, a fábrica cresceu e se tornou avançada o suficiente para que a KTM utilizasse as instalações da Bajaj para as motos menores. Os modelos KTM que são fabricados aqui são destinados aos mercados indiano e internacionais, com uma grande quantidade exportada. Há um total de seis linhas de produção que compõem o chão de fábrica, além de outras instalações que lidam com pintura, montagem de motores, testes e até mesmo uma pista para testar modelos atuais e até mesmo protótipos.

Este vídeo de seis minutos e meio mostra todo o percurso da produção, desde a matéria prima até a moto pronta deixando a linha de montagem. Toda a fabricação usa tecnologia de ponta com usinagem controlada por computador, soldagem do chassi também é feita em conjunto com as máquinas e, depois disso, todas as peças e subconjuntos são montados pelos operários da fábrica de Chakan.

Como mencionado, a fábrica também possui instalações de testes que podem verificar se as motos estão em condições de funcionamento. O controle de qualidade também faz parte do processo de fabricação, assim como os testes em pista. Há até mesmo um dinamômetro que verifica o desempenho do motor.

Os planos da Bajaj para o mercado brasileiro

A confirmação da chegada da Bajaj ao Brasil também por meio das redes sociais. Por lá, a empresa fez uma série de postagens com os dizeres “Coming Soon To Brasil”, ou “Chegando Em Breve Ao Brasil”. Na imagem, aparece uma das motos mais populares da empresa indiana: a Dominar 400.

Inicialmente, as primeiras unidades de motos da Bajaj devem desembarcar no Brasil no sistema CKD, com os modelos desmontados. A montagem final deverá ser feita em Manaus por meio de uma parceria da indiana com a brasileira Dafra. Toda a comunicação da Bajaj sobre sua chegada ao Brasil mostrava a Dominar 400 nas imagens.

Ela deverá ser a primeira moto da Bajaj no Brasil. Ela entraria no mercado de motos entre 300 e 400 cilindradas, que já conta com rivais como Yamaha MT-03, BMW G 310 R e Kawasaki Z 400. A Bajaj Dominar 400, porém, tem um diferencial na proposta e no preço. A moto tem a mesma postura de esportiva sem carenagens das rivais, mas oferece opcionalmente elementos como protetores de mão e de motor, além de suporte para maleiros laterais. Com isso, posiciona-se mais entre as “Sport-Touring” do que como esportiva propriamente dita. Claro que o preço da novidade no Brasil será diferente, mas seu preço na Índia parte de 222.286 rúpias, ou R$ R$ 14.569.

Na parte mecânica, a Bajaj Dominar 400 indiana tem um propulsor monocilíndrico de 373,3 cm³ e arrefecimento a líquido. Os dados da marca aponta para 40 cv de potência a 8.800 rpm e 3,5 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio é mecânico e seis marchas e traz embreagem com assistência deslizante. Entre os equipamentos de séria, a Dominar 400 já conta com uma suspensão dianteira com garfo invertido, freios a disco nas duas rodas com ABS e painel de instrumentos digital.

Leave a Comment