Montadora indiana utiliza tecnologia de ponta mesmo em motos simples
Após evoluir ainda mais, a fábrica cresceu e se tornou avançada o suficiente para que a KTM utilizasse as instalações da Bajaj para as motos menores. Os modelos KTM que são fabricados aqui são destinados aos mercados indiano e internacionais, com uma grande quantidade exportada. Há um total de seis linhas de produção que compõem o chão de fábrica, além de outras instalações que lidam com pintura, montagem de motores, testes e até mesmo uma pista para testar modelos atuais e até mesmo protótipos.
Este vídeo de seis minutos e meio mostra todo o percurso da produção, desde a matéria prima até a moto pronta deixando a linha de montagem. Toda a fabricação usa tecnologia de ponta com usinagem controlada por computador, soldagem do chassi também é feita em conjunto com as máquinas e, depois disso, todas as peças e subconjuntos são montados pelos operários da fábrica de Chakan.
Como mencionado, a fábrica também possui instalações de testes que podem verificar se as motos estão em condições de funcionamento. O controle de qualidade também faz parte do processo de fabricação, assim como os testes em pista. Há até mesmo um dinamômetro que verifica o desempenho do motor.
Os planos da Bajaj para o mercado brasileiro
A confirmação da chegada da Bajaj ao Brasil também por meio das redes sociais. Por lá, a empresa fez uma série de postagens com os dizeres “Coming Soon To Brasil”, ou “Chegando Em Breve Ao Brasil”. Na imagem, aparece uma das motos mais populares da empresa indiana: a Dominar 400.
Inicialmente, as primeiras unidades de motos da Bajaj devem desembarcar no Brasil no sistema CKD, com os modelos desmontados. A montagem final deverá ser feita em Manaus por meio de uma parceria da indiana com a brasileira Dafra. Toda a comunicação da Bajaj sobre sua chegada ao Brasil mostrava a Dominar 400 nas imagens.
Ela deverá ser a primeira moto da Bajaj no Brasil. Ela entraria no mercado de motos entre 300 e 400 cilindradas, que já conta com rivais como Yamaha MT-03, BMW G 310 R e Kawasaki Z 400. A Bajaj Dominar 400, porém, tem um diferencial na proposta e no preço. A moto tem a mesma postura de esportiva sem carenagens das rivais, mas oferece opcionalmente elementos como protetores de mão e de motor, além de suporte para maleiros laterais. Com isso, posiciona-se mais entre as “Sport-Touring” do que como esportiva propriamente dita. Claro que o preço da novidade no Brasil será diferente, mas seu preço na Índia parte de 222.286 rúpias, ou R$ R$ 14.569.
Na parte mecânica, a Bajaj Dominar 400 indiana tem um propulsor monocilíndrico de 373,3 cm³ e arrefecimento a líquido. Os dados da marca aponta para 40 cv de potência a 8.800 rpm e 3,5 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio é mecânico e seis marchas e traz embreagem com assistência deslizante. Entre os equipamentos de séria, a Dominar 400 já conta com uma suspensão dianteira com garfo invertido, freios a disco nas duas rodas com ABS e painel de instrumentos digital.