Apesar de um mês de junho que fechou em queda, o segmento de duas rodas brasileiro está apresentando resultados positivos. No acumulado no primeiro semestre do ano, com 636.698 novas motos emplacadas, já se vê um crescimento de 23,07% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Por conta da maior demanda por motocicletas, espera-se que 2022 se encerre com um resultado melhor que o visto em 2021 também. No primeiro semestre, a Honda já apresentou novidades como X-ADV e a renovação da linha CB. A Yamaha repaginou a Crosser e apresentou a scooter Fluo 125 ABS. E só de lançamentos esperados para o segundo semestre, já dá para esperar um mercado movimentado na segunda metade do ano também. Confira as novidades que devem chegar até o final de 2022.
No meio de junho, a gigante indiana Bajaj confirmou que iniciará em breve suas operações no mercado brasileiro. A marca montará suas motos em parceria com a Dafra em Manaus (AM) e as vendas das primeiras motos começarão a chegar antes do final de 2022, provavelmente com modelos importados ainda.
A marca não confirmou qual será a moto que marcará sua estreia no mercado brasileiro. No entanto, todas as comunicações da Bajaj nas redes sociais mostravam a Dominar 400 (foto acima). A moto tem postura esportiva, mas oferece opcionalmente protetores de mão e de motor, além de suporte para maleiros laterais. Com isso, posiciona-se mais entre as “Sport-Touring”. Claro que o preço da novidade no Brasil será diferente, mas seu valor na Índia parte de 222.286 rúpias, ou R$ R$ 14.569.
Na parte mecânica, a Bajaj Dominar 400 indiana tem um propulsor monocilíndrico de 373,3 cm³ e arrefecimento a líquido. Os dados da marca apontam para 40 cv de potência a 8.800 rpm e 3,5 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio é mecânico e seis marchas e traz embreagem com assistência deslizante.
Outra novidade de peso, literalmente, para o segundo semestre será a BMW R 18. A marca acabou de confirmar que a grande estradeira desembarcará em nosso mercado até o final de 2022, de olho no mercado da rival Harley-Davidson. A moto foi revelada globalmente em abril de 2020 e, desde então, já ganhou até mais versões, apesar de nenhuma ter sido confirmada para cá.
Seu visual é clássico de motos custom, com linhas alongadas, grande tanque e perfil baixo. O maior, literalmente, atrativo de todas as configurações da BMW R 18 é seu motor boxer. Apelidado carinhosamente de “Big Boxer”, é simplesmente o motor de cilindros contrapostos mais potente já construído na história da marca. Com 1.802 cm³ de capacidade, ele tem arrefecimento a ar auxiliado por radiador de óleo e entrega 91 cv de potência a 4.750 rpm e impressionantes 15,3 kgfm de torque a 3.000 rpm. A transmissão final é feita por eixo cardã, que tem o funcionamento exposto.
Honda Forza 350
A Honda anunciou a intenção de trazer a Forza 350 para o Brasil em 2020, mas a pandemia e outros desafios oriundos da crise sanitária atrasaram os planos. A moto também passou por mudanças no ano passado e a marca podia estar aguardando as atualizações antes de trazê-la para cá. Ainda mais agora que a marca deixou de oferecer a linha SH 300, está sem nenhum produto para rivalizar com a Yamaha XMax 250, a maxi-scooter mais vendida do Brasil.
A Honda Forza já tinha passado por uma grande mudança em 2021. Além de um novo visual, a nova Forza 350 recebeu um motor repaginado. Trata-se de um monocilíndrico de 330 cm³ de capacidade. Ele entrega 29,2 cv de potência a 7.500 rpm e 3,2 kgfm de torque a 5.250 rpm e o câmbio é automático de relações continuamente variáveis (CVT). Ela mede 2,14 metros de comprimento, 1,51 m de entre-eixos, 1,50 m de altura e 0,75 m de largura. O assento fica a 780 mm de altura em relação ao solo. Com um peso em ordem de marcha de 184 kg, a Honda declara um consumo de 29,4 km/l e o tanque comporta 11,7 litros.
Kawasaki Z650 RS
A Kawasaki também confirmou a chegada ao mercado brasileiro da Z650 RS. Na marca, a linha RS representa os modelos com visual e apelo mais retrô, sendo que a Z650 é a opção de média cilindrada da família. Apesar do visual de moto antiga, tem um moderno bicilíndrico de 659 cm³, o mesmo da naked Z650. Ele entrega 68 cv de potência a 8.000 rpm e 6,7 kgfm de torque a 6.500 rpm.
A moto deve começar a chegar nas lojas da Kawasaki a partir de agosto e teve seu preço anunciado em R$ 47.530. O pacote de equipamentos de série inclui freios a disco nas duas rodas com ABS, iluminação completa por lâmpadas de LED, painel de instrumentos digital com tela de LCD e embreagem com assistência deslizante.
Voltz Miles
A Voltz e suas motos elétricas já se firmaram como a 10ª marca mais vendida no Brasil ao longo do primeiro semestre. Para a segunda metade de 2022, a empresa nacional prometeu a chegada de um modelo de três rodas que será voltado para o mercado de entregas curtas e sem emissões de poluentes.
O triciclo elétrico de carga que deve começar a ser produzido no final de maio e está sendo anunciado com preços partindo de R$ 32 mil. O Voltz Miles tem um motor elétrico de cerca de 6 cv e 3 kgfm. Ele é alimentado por uma bateria de 2,52 kWh que, segundo a marca, pode ter uma autonomia de até 300 km. Seu compartimento de carga tem 750 litros de espaço e capacidade para levar até 290 kg.
Shineray JEF 150s
Nos últimos meses, a estratégia da Shineray em oferecer motos mais acessíveis colocou a empresa como a 3ª mais vendida do país, perdendo apenas para Honda e Yamaha. Agora, a marca revelou em suas mídias sociais mais um modelo que deve levar a briga de maneira ainda mais forte para as duas principais montadoras do Brasil.
Trata-se da JEF 150s, que a Shineray afirmou estar disponível para pronta entrega mesmo sem ter nenhuma informação oficial publicada em seu site. O que sabemos é que seu preço deverá ser de R$ 12.290 (sem frete) e seu porte a levaria a brigar com a moto mais vendida do país e sua atual rival: Honda CG 160 e Yamaha YBR 150 Factor.