Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the chainpress domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/servidorgoat/web/blog.marquinhomotos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131
Desejada no Brasil, big trail surpreende em rali desafiador - O Blog da Marquinho Motos

Uma big trail está fazendo bonito em um dos maiores ralis do mundo! Estamos falando da Aprilia Tuareg 660, modelo off-road que está encarando o Africa Eco Race, um dos maiores e mais desafiadores ralis do planeta.

Big trail no Africa Eco Race

A Tuareg foi lançada na Europa em 2021 e logo chamou a atenção pelo conceito de ‘big trail raiz‘. Leve, bruta e aparentemente descomprometida com o conforto, a italiana mira especialmente nas rivais Yamaha Ténéré 700 e KTM 890 Adventure.

Para isso, a moto é equipada com suspensões ajustáveis e com mais de 220 mm de curso, rodas aro 21 polegadas na frente e 18 na traseira e chassi que une aço e alumínio, em prol da redução de peso. Na balança, a italiana marca 187 kg a seco.

Já o motor também contribuiu com o desempenho off-road, claro. Trata-se de um bicilíndrico em linha, com arrefecimento a líquido e que gera 80 cv e 7,1 kgf.m de potência e torque máximos. Aliás, são números logo acima dos 72 cv e 6,9 kgf.m da Yamaha T7.

Pois bem, a Aprilia agora fez um regresso às corridas no deserto com a Tuareg. Mais do que isso, a moto pilotada por Jacopo Cerutti venceu a primeira etapa da Africa Eco Race, no Marrocos e liderou a classificação geral em diversos momentos.

Falando nela, a primeira etapa teve 598 km de extensão, e contou com pilotos enfrentando 174 km de provas especiais. Contudo, ao final Cerutti conseguiu criar uma vantagem de quase 2 minutos sobre rivais como Alessandro Botturi e Pol Tarres, ambos com a Yamaha Ténéré.

Mais do que isso, ao atravessar o deserto de Nador a Boudnib, Cerutti sinalizou o compromisso da Aprilia com o seu ambicioso projeto “De volta à África”, com o objetivo de competir nos grandes rally raids africanos!

Desejada no Brasil

Assim como a rival Yamaha Ténéré 700, a Aprilia Tuareg 660 é uma moto desejada no Brasil. Entretanto, ambas nunca chegaram ao nosso mercado nacional. Mais do que isso, a marca italiana Aprilia não tem participação oficial no país.

Contudo, a Tuareg poderia muito bem competir entre os modelos big trail presentes por aqui. Isso porque a moto oferece um bom pacote eletrônico, com painel TFT de 5 polegadas e quatro modos de pilotagem (sendo dois personalizáveis).

Além disso, a motocicleta tem modo de pilotagem off-road, iluminação em LED, cruise control e as já citadas suspensões ajustáveis. E para o uso fora de estrada ainda é possível desligar o sistema ABS.

Quanto custa a big trail

Por fim, o preço. Em sua terra natal, a Itália, a Tuareg parte dos 12 mil euros, custando cerca de 10% mais que a Tenere 700 básica. Para comparação, uma MT-07 custa 8 mil euros – e sai por R$ 47.990 no Brasil, apesar de estar com uma geração de atraso por aqui. E aí, gostaria de ver essa big trail chegando no Brasil?

Leave a Comment