A bateria da moto é um componente fundamental, inclusive pelo fato de que a maioria das motos e a totalidade das scooters Honda, atualmente, se vale do sistema de partida elétrica para acionamento do motor.

A melhor resposta à questão “como carregar a bateria da moto” é muito óbvia: rodando! A moto de 125, 150, alta cilindrada ou scooter, quando em uso frequente, dificilmente te colocará na desagradável situação de ter de arcar com as consequências de uma bateria descarregada, a não ser que a vida útil do componente tenha chegado ao fim.

Algumas dicas são importantes para evitar problemas com a bateria, e muitas delas são capazes de elevar a durabilidade deste componente ao máximo. Vamos a elas.

  1. Manutenção: as baterias modernas não necessitam de nenhum tipo de manutenção, mas o sistema elétrico de sua moto, sim. O gerador/alternador de sua moto é o responsável por prover a energia que carrega a bateria quando o motor está ligado. Portanto, é necessário checar periodicamente o sistema elétrico de sua moto em uma concessionária Honda. Outro fator que merece atenção são os terminais da bateria, que podem sofrer oxidação e prejudicar, ou até mesmo impedir, o bom funcionamento do sistema elétrico. Portanto, estabelecer uma rotina de verificação dos terminais é essencial.
  2. Utilização: algumas práticas reduzem a vida útil da bateria. A mais comum é deixar a chave de ignição ligada sem fazer o motor funcionar, o que resulta em sobrecarga da bateria uma vez que o gerador/alternador não estará ativo, mas todo o sistema elétrico da moto – farol, lanterna e etc. – sim, literalmente “sugando” energia da bateria. Outro mau costume é usar a buzina de maneira prolongada, componente que assim como o farol, exige muito da bateria. O mesmo se aplica ao motor de partida, que se usado continuamente, ou com frequência anormal, drena a carga de sua bateria rapidamente.
  3. Durabilidade: de um modo geral as baterias de moto de boa qualidade podem durar até quatro anos sem dar problemas, desde que alguns cuidados sejam tomados. O principal fator relacionado à longa vida útil é o tipo de uso que você faz de sua moto. Percorrer diariamente grandes trajetos, sem paradas intermediárias, é o melhor dos mundos para a durabilidade da bateria. Já quem usa a moto esporadicamente, em pequenos trajetos e com paradas frequentes, exigirá demasiadamente da bateria, encurtando sua duração. Outro fator que influencia a vida útil de uma bateria é o clima, pois em regiões mais frias/úmidas do país a durabilidade da bateria tende a ser menor.
  4. Precauções: existem dispositivos à venda no mercado que são especificamente projetados para manter a carga da bateria, muito indicados para quem usa a moto esporadicamente, ou passará um período distante do guidão. O dispositivo demanda a presença de uma tomada de energia próxima ao local que sua moto ficará estacionada, e a conexão de dois cabos aos terminais de sua bateria, sem que seja necessário retirá-la da moto, ou mesmo desconectá-la. Se acaso o período de imobilização da moto for pequeno, de até um mês por exemplo, desconecte a bateria começando pelo terminal negativo. Ao conectá-los novamente, faça o inverso, comece pelo terminal positivo.
  5. Substituição: dê absoluta preferência a uma bateria de moto de especificação original em caso de necessidade de substituição. Cuide para que o descarte de sua bateria usada seja adequado. A operação de troca deve ser preferencialmente realizada nos concessionários Honda, que garantem a melhor qualidade e adequação da nova bateria, assim como um descarte da bateria antiga que não seja prejudicial ao meio ambiente.
What's your reaction?
Feliz0
Legal0
Uau0
Será?0
Triste0
Bravo0
Chocado0
Leave a Comment