Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the chainpress domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/servidorgoat/web/blog.marquinhomotos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131
Honda Biz completa 25 anos: veja um pouco da história da moto - O Blog da Marquinho Motos

É simplesmente a segunda moto mais vendida no Brasil

Lançada no mercado brasileiro em 1998, a Honda Biz popularizou em nosso mercado o  segmento de motocicletas CUB (Category Upper Basic, em inglês, categoria básica superior, na tradução). Atualmente, já são mais de 6 milhões de motocicletas CUB produzidas no Brasil. Comemorando 25 anos no país, a linha Biz representa o segundo modelo mais emplacado pela Honda.

Somente em 2023, a Honda Biz já ultrapassou o marco de 100 mil unidades comercializadas. Ela ficou atrás apenas da CG 160, veículo mais vendido do Brasil no geral. A Biz é uma motocicleta vantagens como economia, praticidade, design moderno e facilidade de pilotagem. 

“Comemorar os 25 anos da Honda Biz é um grande orgulho, pois é um modelo desenvolvido totalmente no Brasil, por brasileiros e para brasileiros. O modelo superou as expectativas quando lançamos, inclusive com uma campanha publicitária que marcou época. Hoje, muitas pessoas não identificam o que é uma CUB, elas conhecem a Biz e isso é resultado de um forte trabalho ao longo dos anos e da admiração aos clientes”, ressalta Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Honda Motos & CRM da Honda South America.

A evolução da Honda Biz

A história da Biz começa em 1958, no Japão, com o lançamento da Honda Super Cub, que inaugurou a categoria e se tornou um sucesso de vendas no mundo todo, conquistando os mercados asiáticos, europeu e norte americano nas décadas de 1960 e 1970. Na América, novos perfis de público, como as mulheres e os jovens se encantaram com a motocicleta depois da icônica campanha publicitária “You Meet the Nicest People on a Honda” (você conhece as melhores pessoas em uma Honda, na tradução para o português).

A Super Cub ganhou uma fama popular de indestrutível, graças à sua durabilidade e extrema resistência do motor a 4 tempos, algo que era inovador e garantia alto desempenho e economia, além de contrastar com os motores a 2 tempos, que eram o principal propulsor à época. O modelo tinha um design único e sistema de embreagem automática centrífuga que tornou as trocas de marchas mais simples.

Os modelos CUB chegaram ao Brasil no início dos anos 1990, com a C-100 Dream, inicialmente importada. A motocicleta já estava no mercado internacional há algumas décadas e demandava adaptações às necessidades, expectativas e características de uso dos brasileiros. Por isso, a Honda desenvolveu um novo modelo inovador, liderado pelo time local de Pesquisa e Desenvolvimento, que estabeleceu as diretrizes e conceitos do que viria a ser a representante nacional do segmento CUB.

Após anos de pesquisas e estudos, em 1998 a Honda lançou a C-100 Biz, única motocicleta da categoria a oferecer espaço sob o assento para guardar capacete ou outros objetos, sem perder a agilidade e baixo consumo de combustível. O modelo foi considerado revolucionário e, da C-100 Dream, sua antecessora, herdou o motor e o câmbio, mas chegou com design diferenciado, com linhas e cores modernas.

Outra grande inovação do modelo foi a combinação de roda 17’’, com pneu fino na frente, e aro 14’’, com pneu mais largo e alto atrás, o que permite uma boa transposição de obstáculos pela roda dianteira e a resistência a impactos com a traseira, contribuindo para estabilidade e segurança nos diferentes tipos de terrenos das ruas e rodovias brasileiras.

Em 2005, o modelo recebeu sua primeira grande atualização e ganhou uma motorização mais potente (124,9 cm3), passando a se chamar Honda Biz 125. Quatro anos depois, foi o primeiro modelo de baixa cilindrada no Brasil a receber a injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível. Em 2011, a Biz ganhou uma versão Flex e a aumento na capacidade do tanque. Linha Honda Biz 100 2013

Linha Honda Biz 100 2013

Em 2005, o modelo recebeu sua primeira grande atualização e ganhou uma motorização mais potente (124,9 cm3), passando a se chamar Honda Biz 125. Quatro anos depois, foi o primeiro modelo de baixa cilindrada no Brasil a receber a injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível. Em 2011, a Biz ganhou uma versão Flex e a aumento na capacidade do tanque. Linha Honda Biz 100 2013

Em 2012, a Honda apresentou uma nova versão da motocicleta, a Biz 100, que se consagrou como uma opção de entrada mais acessível, com visual inspirado na “irmã” maior, de 125 cm3. Esse mesmo modelo foi atualizado em 2016 e passou a ter um novo motor de 110 cilindradas dotado de injeção eletrônica, passando a se chamar Biz 110i. A mais recente renovação do modelo foi em 2018, quando tanto a Biz 110i como a Biz 125, compartilharam mudanças no design, freios CBS, painel eletrônico, ampliação do espaço sob o assento, além de tomada 12V.

Leave a Comment