A Honda Motor Company anunciou o lançamento do E-Clutch, seu novo sistema de controle automático de embreagem para motocicletas com transmissões manuais de várias marchas. O vídeo demonstra visualmente como o sistema funciona por meio de uma sequência animada exibindo o que as mãos e os pés do motociclista estão fazendo enquanto se conduz. 

A ideia, diz a Honda, é tornar mais fácil para os condutores de todos os níveis de habilidade operar suas motocicletas com segurança e confiança. Essa embreagem operada eletronicamente permite que os motociclistas continuem a fazer as mudanças de marcha normalmente com o pedal do lado esquerdo, mas não precisam se preocupar em puxar a alavanca da embreagem, a menos que queiram, pois a peça está fisicamente ali ainda.

Com qualquer motocicleta de transmissão manual em 2023, os motociclistas devem usar uma alavanca de embreagem com a mão esquerda, enquanto a troca de marchas é feita por meio de uma alavanca de pé no lado esquerdo da motocicleta. À direita, há uma alavanca do freio dianteiro, o punho do acelerador e uma alavanca do freio para a roda traseira localizada na frente da pedaleira. 

Esses controles podem variar, é claro. As motocicletas mais antigas podem ter um layout radicalmente diferente, ou os controles podem ter sido ajustados para acomodar motociclistas com várias necessidades. A Honda já oferece sua transmissão de dupla embreagem, a DCT que equipa motos como a Africa Twin, X-ADV e a NC 750 X no Brasil. Nesses casos, as motos equipadas com o sistema DCT não têm alavanca de embreagem.  

A maioria das motocicletas elétricas também não tem uma alavanca de embreagem, pois a natureza de seus trens de força a torna desnecessária. Por muitos anos, a maioria das scooters do mercado sempre foram automáticas, com o freio traseiro sendo acionado no punho esquerdo, onde ficaria a alavanca de embreagem em uma motocicleta tradicional. Há ainda CUBs, como a Honda Biz, que possuem alavanca de marchas, mas a embreagem é sempre automática sem alavanca de acionamento.

De qualquer forma, a Honda afirma que seu sistema de embreagem eletrônica “pode ser instalado sem grandes alterações nos layouts de motor existentes”. Embora a fabricante não tenha chegado a especificar modelos ou prazos, isso parece indicar que podemos esperar o E-Clutch sendo implementado em modelos com os quais já estamos familiarizados em um futuro próximo. 

Uma outra afirmação em seu comunicado diz: “A Honda planeja aplicar a Honda E-Clutch em seus modelos de motocicletas FUN ao longo do tempo”. Historicamente, quando a Honda se refere às suas “motocicletas divertidas” isso significa motos que são operadas mais para experiências de prazer e lazer do que como simples e robustas motos para trabalho.

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