A Kawasaki tem planos mais do que acelerados no que diz respeito ao mercado de motos elétricas, prova disso, durante o Circuito de Suzuka, a marca japonesa apresentou protótipos híbridos e 100% elétricos, que pretende lançar até 2025.

Novas motos elétricas da Kawasaki

A marca japonesa de motos, Kawasaki, usou os holofotes do Circuito de Suzuka, no Japão, para apresentar os protótipos de motos elétricas. É válido ressaltar que a empresa tem planos ambiciosos de eletrificar completamente seu portfólio em alguns países, até 203, e esses serias os passos iniciais do objetivo.

A expectativa é que cerca de 10 motos eletrificadas sejam apresentadas até 2025, período no qual acredita-se que os protótipos exibidos em Suzuka, ganhem o mercado global.

Durante o Circuito de Suzuka, a imprensa japonesa conferiu os dois modelos de perto, porém, a marca se limitou ao nível de informações reveladas, como os dados de velocidade gerada através da tecnologia usada nos propulsores híbridos e elétricos.

O evento contou com a exibição de um modelo híbrido, identificado com a sigla HEV no tanque, e outro elétrico, representado pela inscrição EV, na mesma região da motocicleta.

Espaço do tanque de combustível foi mantido no modelo 100% elétrico

Um detalhe que pode chamar atenção de muitos é que a marca decidiu manter o formato do tanque de combustível, mesmo que o propulsor elétrico dispense seu uso. A estratégia foi adotada por questões de ergonomia do piloto durante a condução do modelo.

Demais informações sobre o modelo ficam por conta do conjunto de baterias que será padronizado com o sistema de outras marcas japonesas, como é o caso da Honda, Suzuki e Yamaha.

As quatro montadoras firmaram um acordo para a padronização do sistema de baterias de suas futuras motos elétricas, algo que garantirá ao consumidor uma facilidade maior. Os modelos usam baterias intercambiáveis, que possibilita reduzir o tempo de espera para o carregamento do sistema elétrico.

Motorização híbrida

A motocicleta híbrida da Kawasaki inclui um motor elétrico de 48V, posicionado acima da transmissão, nesse caso, ela conta com um sistema de embreagem adicional para poder acoplar e desacoplar, o que garantirá a opção do uso 100% a combustão em altas velocidades, bem como o modo 100% elétrico em condições favoráveis, como velocidades reduzidas.

Além disso, o modelo também poderá contar com o modo misto, ou seja, o uso simultâneo do motor a combustão e o elétrico, onde será possível proporcionar maiores picos de potência e torque.

Conforme informações da montadora japonesa, a moto híbrida da Kawasaki terá um consumo bem reduzido, uma das principais características desse tipo de propulsor. Segundo ela, o consumo será inferior a de uma motocicleta de 400 cm3. No entanto, o desempenho será semelhante a de motos esportivas, com 650 cm3.

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