A Honda foi uma das mais fortes defensoras da eletrificação durante os últimos anos. A empresa não está apenas na vanguarda dos consórcios europeus e japoneses de baterias intercambiáveis, como também estabelece alguns dos mais agressivos objetivos de mobilidade elétrica entre todos os fabricantes de motocicletas.

Agora, a Honda está dando passos em direção a tais objetivos com motocicletas elétrica e scooters que deveram ajudar a empresa a alcançar a neutralidade de carbono até os anos 2040. A fim de atingir esse objetivo, a empresa lançará 10 novos modelos elétricos até 2025. A Honda categoriza esses modelos em três categorias: moto comercial elétrica, motos e ciclomotores elétricos e elétricas “de diversão” (EV Fun).

A primeira classe, chamada em inglês de Commuter EV, atenderá principalmente às necessidades comerciais. Os correios do Japão e do Vietnã já utilizam a Honda e: Business Bike e o fabricante espera expandir o contrato também para Tailândia até o final do ano. Os próximos modelos da marca já utilizarão o sistema de baterias intercambiáveis, ajudando a dar suporte às motos comerciais e ao mesmo tempo expandindo a infra-estrutura e o uso da tecnologia de baterias padronizadas.

A linha Commuter EV também atenderá os consumidores na Ásia, Europa e Japão. Com dois novos modelos previstos para chegar em 2024 e 2025, a Honda parece não querer perder tempo em popularizar suas opções de motos elétricas globalmente.

Entretanto, a marca espera fazer seus maiores ganhos no mercado bicicletas e ciclomotores eletrificados, chamadas de EM/EB. Esta categoria reivindica 90% das vendas globais de motocicletas atualmente com cerca de 50 milhões de unidades. Esse tipo de moto se tornou extremamente popular na China e a Honda espera capitalizar sobre esse crescimento, lançando cinco modelos compactos e acessíveis na Ásia, Europa e Japão até 2024.

Além disso, a Honda também revelará quatro motos elétricas que passam de 50km/h. Três modelos de tamanho convencional serão lançados, além de um modelo com foco no público infantil e de menor velocidade. Com base na imagem teaser, parece que essas novas motos serão uma estradeira, uma esportiva sem carenagens e uma scooter com lançamento previsto para entre 2024 e 2025 no Japão, Europa e EUA.

Enquanto a Honda prepara seus novos produtos elétricos para o mercado, ele continuará a desenvolver baterias padronizadas, infra-estrutura para baterias intercambiáveis e sua interface de experiência de usuário com a subsidiária de software Drivemode. Por fim, a Honda espera que estes esforços elevem suas vendas de motocicletas elétricas para um milhão de unidades até 2026, passando para 3,5 milhões de unidades até 2030.

Ainda assim, a marca não desistirá da combustão interna completamente. A Honda planeja estrear modelos flex na Índia até 2023 (gasolina com até 20% de etanol) e 2025 (100% etanol). A Honda pode liderar muitas iniciativas elétricas, mas ela sabe que a transição para longe dos combustíveis fósseis exigirá várias soluções diferentes.

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