Para começar a pilotar moto e carro, como sabemos, é necessário ter a carteira de habilitação em mãos, no entanto, diferente do que muitas pessoas pensam, existem alguns modelos de moto que não exigem que a pessoa tenha CNH.

Esses modelos, por sua vez, são os de motos elétricas de pequeno porte, que além de serem práticas, são econômicas, principalmente para quem deseja se locomover ao longo do dia.

Esses modelos podem ser no estilo das scooter, ou estilos similares, que geralmente atingem 25 quilômetros por hora, e são justamente esses modelos que, em teoria, não exigem que o motorista tenha carteira de habilitação.

No entanto, de acordo com as novas leis de trânsito implementadas, apenas patinetes motorizados, monociclos, hoverboards e e-bikes com pedais estariam isentos da lei que exclui a necessidade de uma CNH para ser pilotada.

Porém, motocicletas e outros aparelhos elétricos, acima de 4kW são considerados na mesma categoria dos ciclomotores, as famosas cinquentinhas.

Apesar de não exigir CNH, esses modelos exigem que o piloto tenha uma licença ACC – Autorização para Conduzir Ciclomotor -, ou seja, mesmo não precisando da necessidade de uma CNH, existe uma regra para que esses modelos elétricos sejam pilotados.

Ademais, por conta da alta nas vendas desses modelos, os fabricantes passaram a produzir vários produtos, os quais já estão sendo disponibilizados no mercado, no entanto, não são todos que podem ser pilotados sem CNH, por isso é importante ficar atento no modelo e nas regras.

Vale destacar, ainda, que essa regras variam de acordo com a tolerância do órgão responsável pela fiscalização de cada cidade, ou seja, de qualquer forma, mesmo que você não possuam carteira de habilitação, é importante providenciar uma autorização para conduzir ciclomotores.

Os três modelos que não exigem CNH

Confira, então, os três modelos de moto elétricas que não exigem que o motorista tenha CNH.

Tailg Junior

O primeiro modelo é a Tailg Junior, um modelo que unifica características que remetem a uma mistura de moto, bike e patinete. Sua autonomia é de 40 quilômetro por hora e ela conta com um conjunto de faróis de LED dianteiro e traseiro, e aguenta até 100 quilos. Em relação ao preço, a base é de 5 mil 490 reais.

Loop K1

Outro modelo de moto é o Loop K1, que conta com uma autonomia de até 35 quilômetros por hora, e possui uma tela com display em LCD, alto-falante e conectividade bluetooth, além de ser um modelo que aguenta até 120 quilos. Para esse modelo, o preço base é de mil setecentos e noventa reais.

Tailg Dyfly

Por fim, o último modelo é o Dyfly, que tem uma autonomia de até 45 quilômetro por hora, possui freio dianteiro a disco, painel digital e um farol de LED. É uma moto que aguenta até 120 quilos, e seu preço está em torno de 10 mil 990 reais.

What's your reaction?
Feliz0
Legal0
Uau0
Será?0
Triste0
Bravo0
Chocado0
Leave a Comment