A apresentação da atual geração da Honda Africa Twin representou um salto em termos de tecnologia para a moto, até de desempenho extra. Sua principal novidade, no entanto, era a opção pela transmissão automática de dupla embreagem com 7 velocidades. Porém, as motos com este câmbio eram importadas completas do Japão.
Agora, conforme a Honda anunciou no final do ano passado, a nova Africa Twin passa a ser oferecida com linha 2023 e uma importante novidade. A transmissão DCT, que era produzida até então apenas no Japão, já está sendo montada no Brasil, diretamente na linha de montagem de Manaus (AM). Com isso, todas as versões da Africa Twin 2023 passam a ser montadas no Brasil.
Além da montagem nacionalizada da transmissão mais tecnológica que a Honda oferece globalmente, a nova Africa Twin ainda recebeu novas cores e grafismos, um para-brisas ajustável 110 mm mais curto e também novas opções de protetores de motor e bagageiros. O câmbio DCT da moto ainda recebeu uma nova relação para a duas primeiras marchas, visando suavizar as acelerações em baixas velocidades.
Veja como ficaram os novos preços da Honda Africa Twin 2023:
- Honda CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou branco): R$ 81.100,00
- Honda CRF 1100L Africa Twin DCT (preto fosco ou branco): R$ 88.100,00
- Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branco): R$ 102.130,00
- Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branco): R$ 109.130,00
O que a Honda Africa Twin 2023 oferece
Além do câmbio automático nacionalizado, a linha 2023 da Honda Africa Twin recebeu mais algumas alterações pontuais. Com as mudanças, a moto recebeu cores e grafismos revisados, sem mexer no conjunto comprovado que fez suas vendas crescerem desde sua apresentação. A moto permanecerá sendo oferecida nas variantes Africa Twin, com tanque de 18,8 litros, e Africa Twin Adventure ES, com tanque de 24,8 litros.
A Honda Africa Twin 2023 permanece contando com o motor bicilíndrico de arrefecimento a líquido, com 1.084 cm³ de capacidade. O escapamento tem um abafador com uma válvula de controle (ECV), que varia a saída de escape para controlar tanto a entrega de potência quanto as emissões. Dessa forma, entrega 99,3 cv a 7.500 rpm e 10,5 kgfm a 6.000 rpm. A transmissão pode ser mecânica ou DCT automática, ambas com 6 velocidades.
Todas as versões disponíveis para a nova Honda Africa Twin 2023 saem de fábrica com uma tela colorida de 6,5 polegadas que faz às vezes de painel de instrumentos e central multimídia. Ela oferece conectividade com smartphones por meio de Android Auto e Apple Car Play. A aventureira ainda traz sensor inercial de seis eixos e seis modos de condução selecionáveis, sendo dois customizáveis. O sensor ajuda a melhorar as respostas do ABS e do controle de tração, que vem de série.