A lista vai desde a falta de manutenção de corrente, óleo e pneus em dia, até maus tratos a motor -que é mais exigido na moto que no carro- e embreagem, além de erros na hora de lavar.

  1. Esquecer as manutenções
    O primeiro hábito que podemos citar que acarreta a danificação da moto é a negligência em realizar manutenções periódicas. Sobre esse tópico, é válido ressaltar que a revisão programada é um procedimento muito importante quando o assunto é vida útil da motocicleta. Isso porque essa ação possibilita resolver eventuais problemas na moto em seu estágio inicial. A esse respeito, é muito comum peças e sistemas mecânicos depois de algum tempo começarem a apresentar defeitos.

As reparações preventivas servem justamente para eliminar esses problemas no momento em que estão sendo gerados. Isso evita que o veículo ande em condições inadequadas e ainda agrave a situação das peças. E isso é justamente a principal consequência do hábito de negligenciar manutenções da moto, pois o proprietário pensa que está poupando dinheiro, mas terá problemas maiores com o aumento de defeitos, tornando o tempo de utilização da moto cada vez menor.

  1. Fazer arrancadas bruscas
    Outro hábito bastante danoso ao sistema mecânico da moto tem a ver com realizar arrancadas bruscas. Esse procedimento é muito comum entre os motociclistas por conta, por exemplo, da pressa gerada nos grandes centros urbanos, que faz o indivíduo aumentar o esforço do veículo para poder chegar mais rapidamente em seu destino final.

No entanto, é fato que esse costume em longo prazo prejudica bastante vários componentes da moto, como é o caso do kit de embreagem, sistema de transmissão, pneus, motor etc. Todos esses pontos da moto sendo desgastados simultaneamente podem gerar grande dor de cabeça ao proprietário em um futuro próximo.

  1. Não verificar os freios
    Com relação ao sistema de freio da moto, é preciso ressaltar que esse é um dos principais mecanismos de segurança. Ou seja, seu estado de conservação pode influenciar diretamente a segurança do condutor. Quando o proprietário não realizar as manutenções periódicas do sistema, além de prejudicar a vida útil de todos os componentes, aumentam-se as chances de problemas no trânsito e até mesmo acidentes decorrentes de falhas na frenagem da motocicleta.
  2. Carregar peso em excesso
    A prática de exagerar na carga transportada na moto é muito comum em regiões mais interioranas do Brasil em que é possível visualizar a locomoção de vários indivíduos em uma mesma moto. Além desse costume, outro hábito incorreto acontece, principalmente nas empresas de vários segmentos que utilizam as motocicletas como meio de transporta. Como esse veículo é usado como ferramenta de trabalho, acaba havendo a sobrecarga de peso, bem como outras ações negligentes que aceleram o desgastes dos sistemas mecânicos e comprometem a longevidade das peças.
  3. Deixar a moto exposta ao sol
    Por fim, temos que falar também do mau hábito de não resguardar a moto em local protegido de raios solares. Quando a carenagem e demais superfícies são expostas cotidianamente ao sol é fato que o verniz e a base de tinta acabam sendo gradativamente desgastadas ocasionando queimadura nas peças. Para os itens de plástico há o descoramento dos componentes, prejudicando também a funcionalidade de algumas peças de sistemas mecânicos.
What's your reaction?
Feliz0
Legal0
Uau0
Será?0
Triste0
Bravo0
Chocado0
Leave a Comment