Aos poucos, motos elétricas vão surgindo em categorias inéditas. Há algumas semanas, a OX Motorcycles apresentou a Patagonia como a primeira scrambler elétrica da história. Agora chegou a vez da marca italiana Energica apresentar a Experia, a primeira touring aventureira com motor elétrico.

Pelo design, a Energica Experia incorpora o mesmo estilo das tourings aventureiras que já conhecemos, como a Harley-Davidson Pan America e Triumph Tiger. A dianteira é bem elevada, com garfos invertidos que proporcionam boa altura para encarar terrenos acidentados.

A Experia não precisa de tanque de combustível, mas a Energica fez questão de manter o formato apenas para fins estéticos e ergonômicos. O design é bem encorpado e largo e a Energica ainda oferece baús e alfajores laterais para que a Experia fique ainda mais versátil para viagens longas.

O desempenho da Experia é apenas honesto na comparação com suas rivais a combustão, entretanto, você verá mais à frente que isso foi uma opção da própria fabricante. Ela entrega 102 cv de potência e 8,5 kgfm de torque, enquanto a Harley-Davidson Pan-America desenvolve 152 cv e 13 kgfm de torque. Com 250 kg, o modelo elétrico tem o mesmo peso da moto americana.

O motor elétrico da Experia até poderia desenvolver mais potência e igualar os 152 cv da Pan America, mas isso comprometeria sua autonomia. Segundo a Energica, a tourer elétrica pode rodar até 210 km em um misto de cidade e estrada. E circulando apenas na cidade, onde as frenagens podem regenerar a bateria, a autonomia dobra para 420 km.

Trata-se de uma das maiores autonomias no mundo das motos elétricas. Comparada à OX Patagonia que mencionamos anteriormente, a Experia tem o quádruplo de alcance. Isso só foi possível graças à bateria de 22,5 kWh.

Sua entrada de carregamento é a mesma dos carros elétricos, tipo 2. De acordo com a fabricante, a Experia recupera 6,4 km de autonomia por minuto em unidades rápidas de recarga, indo de 0 a 80% em apenas 40 minutos. A Energica Experia é oferecida por US$ 25 mil, valor que corresponde a R$ 138.908 na conversão direta, desconsiderando impostos.

What's your reaction?
Feliz0
Legal0
Uau0
Será?0
Triste0
Bravo0
Chocado0
Leave a Comment