Procura pelo modelo da Honda pressiona valores nas concessionárias. Veja cinco boas alternativas pelo mesmo valor
É raro, mas acontece muito: quando a nova geração de motos best-sellers chega às lojas, principalmente depois de muita expectativa e espera, a demanda é grande. O resultado é o famoso ágio – o sobrepreço decorrente do desequilíbrio entre oferta e procura.
É claro que nessa conta entra a famosa “malandragem”. As autorizadas aproveitam a forte procura e jogam o preço das motos lá em cima, sabendo que sempre haverá compradores afoitos dispostos a pagar para serem os primeiros e ter aquela nova moto na garagem.
Pois isso tem acontecido com a nova Honda CB 300F Twister. Recém-lançada, a moto tem preços sugeridos pela fabricante de R$ 18.900 (com freios CBS) e R$ 19.800 (com ABS). Vale ressaltar que “preço sugerido” não é “preço obrigatório“, e as lojas podem cobrar o que quiserem. Mas, conforme pesquisa feita pelo prestigioso site www.motoo.com.br, os valores pedidos pela nova Twister têm ficado em torno de R$ 25mil, com relatos de até R$ 29 mil – algo completamente fora da realidade.
Pagar R$ 25 mil em uma Twister 300 é levar pra casa uma moto nova, moderna, bonita e confiável, mas cuja relação custo/benefício fica atropelada. Afinal, logo esse valor vai cair, e quem pagou mais ficará no prejuízo. Além disso, por esse valor é possível comprar motos novas ou seminovas na mesma faixa de cilindrada – e às vezes até maiores e melhores. Por isso, selecionamos aqui cinco opções de motos para quem não quer esperar o preço da nova Twister baixar.
Cinco motos seminovas na mesma faixa de preço (com ágio) da nova Honda CB 300F Twister:
1- Yamaha MT-03
Um conjunto em dois tons de cores bege, na época em que a maioria dos carros era apenas preto. Um desenho simples e elegante, e que foi seguido em diversas motocicletas Yamaha posteriores e até hoje é venerado internamente pela montadora.
Deixe a Twister pra lá e se concentre nessa Yamaha MT-03 que está anunciada em Goiânia (GO). Olha o filé: ano 2019/2020, com apenas 2.500 quilômetros rodados e equipada com ABS. Pacotinho bom por R$ 24.900! Vale lembrar que a MT-03 tem motor bicilíndrico refrigerado a água com 42 cv de potência e 3 kgf.m de torque. Ou seja, bem superior à Twister, que é monocilíndrica.
2- Yamaha FZ25 – opções de motos para a nova Twister
Não abre mão de moto zero? Então saia da fila da Twister e bote uma Yamaha FZ25 na sua garagem. Modelo do mesmos segmento da Twister 300, é uma moto relativamente nova, bonita, com bom desempenho e tem ABS. Talvez exija algum tempo de espera para entrega – coisa de uma ou duas semanas -, mas pelo menos não tem ágio. O preço está em R$ 21.490 sem frete nem seguro (que vão acrescentar R$ 1.050 ao valor total). O motor é monocilíndrico refrigerado a ar, com 21,5 cv de potência máxima e 2,1 kgf.m de torque. No site da Yamaha dá pra comprar online.
3- Kawasaki Z400
Exclusividade é o grade barato da lindeza que atende pelo nome de Kawasaki Z400. Mas não é só isso: além de não ser tão comum nas ruas e tirar uma onda bacana com seu design agressivo, a moto ainda proporciona boas emoções com seu motor bicilíndrico de 399 cm³, que rende 48 cv e -veja só! – 3,9 kgf.m de torque. Diversão pura, ainda mais com essa boa compra que achamos aqui: uma Z400 2020/2020 com apenas 13.500 quilômetros rodados à venda em Belo Horizonte (MG).
4- Honda CB 500F – opções de motos para a nova Twister
Olha aí a Honda dando pernada nela mesma… Pelos R$ 25 mil cobrados por uma CB 300F Twister, você leva para casa uma moto bem superior da mesma marca: uma CB 500F à venda em em loja em Mirandópolis (SP) por R$ 24.900. É 2014/2014, tem ABS e exibe no hodômetro apenas 37 mil quilômetros rodados. Ainda por cima é vermelha, minha cor preferida. É só tirar as papagaiadas que o dono anterior botou (adesivo de caveira no tanque, e punhos e manetes coloridos) e partir pra ser feliz.
5- BMW F 650 GS
Em vez de uma naked japonesa, que tal uma trail alemã? A BMW G 310 GS é uma ótima opção para o uso urbano diário e ainda te leva pra passeios legais nos fins de semana – inclusive àquela cachoeira escondida no meio do mato, com acesso por estrada de terra. Encontramos uma 2018/2018 com apenas 21.600 quilômetros rodados e equipada com protetores de carenagens e de radiador, pedaleiras avançadas, farol auxiliar, bolha alta, adesivo de proteção no tanque, e baú e suporte Givi. Tudo por quanto? R$ 24.900. A moto tem ABS e o motor monocilíndrico refrigerado a água rende satisfatórios 34,5 cv de potência com 2,8 kgf.m de torque. Então, que tal essa BMW GS na sua garagem?