YZF-R3 World GP 60th Anniversary Edition celebra o legado da marca japonesa nas competições

Yamaha lançou no Brasil a edição especial YZF-R3 World GP 60th Anniversary Edition, que carrega seu DNA com mais de 60 anos de competições e vitórias. Com produção prevista até dezembro e preço público sugerido de R$ 30.890, ela tem pintura branca associada ao famoso Yamaha Speed Block vermelho, mais número amarelo na frente, paralama dianteiro vermelho e, no tanque, emblema alusivo ao aniversário, junto com faixa vermelha nas laterais da rabeta. Há ainda manetes pretos, emblema comemorativo especial na tampa da caixa de ar e destaques dourados nas rodas, garfos e emblemas, assim como os das equipes Yamaha de fábrica. 

Leve (171 kg), a YZF-R3 é inspirada nas superesportivas YZF-R6 e YZF-R1, sobretudo na carenagem, com faróis e luzes de posição de led e duto central de entrada de ar em forma de M, entre os faróis e que direciona o fluxo de ar pro radiador, melhorando o resfriamento do motor. Também merece destaque o painel digital com indicadores reposicionados, caracteres grandes e excelente contraste, trazendo contagiros, temperatura do líquido de arrefecimento, relógio, hodômetro total/parcial e indicadores de combustível, marcha, troca de óleo e consumo instantâneo e médio. Nele ainda estão luzes indicadoras de setas, sistema de injeção, farol alto, neutro, pressão do óleo e função mais comum em motos de alta cilindrada: uma luz de advertência que indica quando a rotação pra troca de marcha foi atingida. Ela pode ser ajustada conforme a preferência do piloto, seja no nível de luminosidade (3 opções), de acendimento (intermitente ou fixa) e na rotação.

O motor bicilíndrico em linha tem 321 cc, duplo comando, 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica, gerando 42,01 cavalos. Os pistões de alumínio são forjados (similar aos de motos de competição) e o cilindro usa liga de alumínio e silício que gera menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho em performance. O escapamento tipo 2×1 tem câmara de expansão que reduz ruídos e melhora o desempenho, além de ponteira compacta junto ao centro do chassi.

Na suspensão, os amortecedores dianteiros têm 130 mm de curso. A vantagem da suspensão invertida está na capacidade de oferecer maior controle e estabilidade na pilotagem, sendo mais resistente a torções, principalmente em curvas e frenagens. Na traseira, a suspensão é tipo Monocross, com balança assimétrica de aço, amortecedor com 7 ajustes na pré-carga da mola e curso de 125 mm. Nos freios, usa pinça de duplo pistão e disco ventilado tipo flutuante com 298 mm de diâmetro na dianteira, enquanto que, na traseira, usa disco ventilado de 220 mm e pinça com pistão único. Ambos com ABS.

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