Guiar uma moto já exige, por si só, uma atenção enorme do motociclista. Para pilotar na chuva, então, é preciso redobrar todos os cuidados e tomar certas precauções.

Afinal, a visibilidade, tanto para o motociclista quanto para os outros motoristas, fica extremamente prejudicada, com retrovisores e vidros embaçados. Além disso, a água no solo aumenta o risco de derrapagens. É também em meio à água empoçada que se escondem obstáculos capazes de causar quedas.

Assim, é importante ficar atento a alguns procedimentos e a cuidados que devem ser redobrados em períodos de forte precipitação. Abaixo, nós separamos 10 dicas para você pilotar na chuva com mais segurança. Confira!

1. Use equipamentos apropriados

Capas de chuva irão mantê-lo seco e aquecido, assim como luvas feitas para isso. Usá-las é importante, pois partes do corpo muito frias podem se tornar uma preocupação, tirando a atenção do trânsito. Além disso, há capas de chuva com faixas reflexivas que ajudam em situação de baixa visibilidade.

2. Ande pelas faixas centrais

As ruas são feitas de modo que a água escorra para suas laterais, levando sujeiras e detritos. Assim, as faixas que ficarão mais limpas e com menos água são as centrais, onde o risco de derrapagens é menor.

3. Evite poças e enchentes

Se encontrar uma poça, saiba que ela pode estar escondendo um buraco. Quanto às enchentes, além de buracos e lixo estarem escondidos, corre-se o risco da água entrar no motor e causar uma pane bem no meio do aguaçal.

4. Siga uma trilha

Ao rodar em uma faixa, principalmente em viagens pelas rodovias, onde a velocidade é mais alta, prefira ir sobre uma das trilhas que os pneus dos carros da frente vão deixando. São áreas que eles limparam ao passarem, tirando a água e a sujeira.

5. Aja com cautela

Uma freada brusca pode fazer com que o pneu perca aderência com o solo e derrape. Além disso, o carro que está vindo atrás pode ter dificuldades para frear também.

Outro movimento que deve ser evitado é o de se inclinar muito em curvas fechadas ou em velocidade. Esse movimento pode fazer com que a lateral do pneu encoste no solo ao invés da banda de rodagem. Essa parte é mais lisa, ou seja, mais propensa a perder aderência.

6. Verifique os pneus

Pneus descalibrados ou carecas perdem sua eficiência e se danificam mais facilmente. Na chuva, é preciso que os sulcos estejam agindo de maneira correta para que a água passe e evite a aquaplanagem.

7. Mantenha a distância

Pratique a direção defensiva, pois no caso de um acidente com um carro, o mais fraco será sempre o motociclista. Portanto, pilote por você e pelos outros, mantendo a distância para uma frenagem segura. Se estiver muito próximo e precisar travar os pneus, as chances de perder o controle são enormes.

8. Ande devagar no corredor

A visibilidade dos motoristas está comprometida e as janelas estão fechadas, sendo mais difícil ouvir as buzinas. Assim, o risco de uma fechada é maior.

Outro grande problema de andar pelo corredor é enfrentar as faixas pintadas no asfalto. Elas são áreas lisas que ficam extremamente escorregadias quando molhadas.

Portanto, desacelere ao andar no corredor e tenha cautela. É aconselhável usar o farol alto para ser visto com mais facilidade.

9. Fuja de sujeiras no asfalto

Se vir uma caixa de papelão, folhas de árvores, pedras, areia ou mesmo óleo na pista, escape deles. Jamais passe por cima, pois com a água, tudo tende a ficar escorregadio e deslizar.

10. Cuidado com o piso

Pisos de concreto como estacionamentos de shoppings e postos de gasolina, quando molhados, representam perigo. Tenha cuidado, pois, por serem lisos, facilitam a perda de aderência dos pneus da moto.

Pilotar na chuva é sempre um desafio. Afinal, os motociclistas precisam estar atentos em tudo à sua volta para não se tornarem vítimas das circunstâncias ou de um erro humano

What's your reaction?
Feliz0
Legal0
Uau0
Será?0
Triste0
Bravo0
Chocado0
Leave a Comment