As motocicletas e seus motores estão cada vez mais modernos e com manutenções mais tranquilas. Entretanto, mesmo com estes avanços, algumas dúvidas e mitos permanecem na cabeça dos proprietários e ainda são difundidos para as novas gerações. Um destes mitos gerais é a troca do óleo do motor da moto a cada 1.000 km.

O fato das motos mais antigas, como a Honda CG 125 ano 1980, precisarem de uma troca de óleo mais pontual – no caso desta Honda, a cada 1.500 km – faz repercutir o mito de que deve-se substituir o óleo da moto a cada 1.000 km. O correto é seguir as recomendações da fabricante e ficar atento a alguns outros fatores.

Cada motocicleta tem, em seu manual, suas recomendações específicas. Para troca de óleo do motor é a mesma coisa. Os modelos devem seguir os períodos de manutenção especificados por seus fabricantes. Geralmente é recomendável uma primeira substituição nos primeiros quilômetros rodados e a partir da segunda uma troca mais espaçada.

É comum, por exemplo, uma primeira manutenção quando o automóvel chega aos 1.000 km, e uma segunda com 2.000 km, 3.000km ou até 12.000 km, dependendo da moto. Os modelos mais novos da Honda Fan 160 indicam, no manual da fabricante, uma primeira substituição com 1.000 km e a partir da segunda a cada 6.000 km.

É importante ressaltar que o motivo das manutenções do óleo lubrificante serem mais espaçadas está nos avanços tecnológicos. Os motores atuais possuem encaixes mais precisos entre as peças, devido aos processos de montagem e usinagem mais modernos.  E quando lubrificados com o óleo correto – que hoje em dia também estão melhores, com bases sintéticas mais eficientes e que chegam mais rapidamente em todos os cantos do motor – garantem um funcionamento melhor, menos falho e passível de manutenções.

Uso severo interfere na troca de óleo da moto

Além de seguir as recomendações da fabricante, o piloto deve ficar atento ao regime de uso que ele tem com sua moto. Este cuidado também é recomendado em alguns manuais.

Para os condutores que fazem o uso severo do seu automóvel, não só as trocas de óleo, mas as demais manutenções devem ser feitas antes do prazo padrão.

O uso severo é considerado quando o piloto usa seu automóvel demasiadamente, seja percorrendo longas distâncias, durante muito tempo, ou em alta velocidade, com muita frequência. Aqueles que rodam pouco, como por exemplo, 2 km por dia, também estão fazendo uso severo. Esses últimos castigam o veículo por o usarem tão pouco – a ponto dele não chegar às temperaturas ideais de trabalho.

Portanto, nestes casos é recomendável fazer a troca antes do vencimento, porém não é necessário que seja de forma tão preventiva quanto a cada 1.000 km

Óleo recomendado

Deve ser sempre usado o óleo especificado pela fabricante. Usar diferentes óleos, de outros veículos, ou de diferentes viscosidades pode danificar o automóvel.

E, para os motociclistas, ficar atento ao nível de óleo e completá-lo nos intervalos entre as trocas é fundamental. É comum que o nível de óleo da moto baixe um pouco conforme o uso do automóvel, mas, caso esteja baixando muito pode ser algum problema.

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