As primeiras Triumph 400 do Brasil começaram a ser entregues aos clientes na última semana. A concessionária da marca em Manaus foi a primeira a receber as motos, e já realizou a entrega de uma Scrambler 400 X ao comprador.
Segundo a Triumph, os clientes que já efetuaram reservas de Speed 400 e Scrambler 400 X receberão suas motos nas próximas semanas. A primeira tem preço inicial em R$ 29.990, enquanto a segunda parte de R$ 33.990.
Ambas estão em produção na fábrica da Triumph em Manaus desde meados de abril. A fabricante estima que mais de 2.000 motos serão entregues aos concessionários até a primeira quinzena de maio.
Como são as novas Triumph 400?
Tanto Speed 400 quanto Scrambler 400 X possuem visual semelhante ao das clássicas modernas de 900 e 1.200 cm³ da Triumph. A Speed tem uma proposta mais urbana, enquanto a Scrambler pode encarar trechos off-road graças ao seu privilegiado curso de suspensão e pneus de uso misto.
A motorização das novas Triumph 400 foi desenvolvida em conjunto com a Bajaj, e ambas são empurradas pelo motor TR-Series, propulsor inédito que entrega 398,15 cm³, com 39,5 cv e 3,8 kgf.m de potência e torque máximos, respectivamente. O cabeçote tem 4 válvulas com comando DOHC e a refrigeração do motor é a líquido.
Entre as tecnologias embarcadas e compartilhadas pelas duas motos estão itens como acelerador eletrônico, controle de tração comutável, embreagem assistida e deslizante, ABS nas duas rodas, imobilizador anti-furto como padrão, chave com chip transponder integrado e iluminação total LED. Na Scrambler 400 X é possível desativar também o ABS.
Rivais das novas 400
As motos da Triumph chegam ao Brasil como opção premium de média cilindrada, e vão disputar espaço contra a linha 310 da BMW, além de modelos como a futura Royal Enfield Himalayan 450. Também podemos citar como concorrentes algumas das motos da linha 350 da Zontes, que estrearam por aqui na última semana.