O setor de duas rodas promete ter um segundo semestre agitado. O País deve receber diversos lançamentos de motos nos próximos meses. Além de novos modelos, uma nova marca chega ao mercado brasileiro. Confira cinco motociletas prestes a chegar às lojas.
Cinco novas motos que estarão nas lojas brasileiras nos próximos meses
Dos modelos citados abaixo, quatro tiveram o lançamento confirmado pelas respectivas montadoras. A Honda Forza 350 já havia sido prometida para 2021, porém a pandemia adiou os planos da fabricante. Tudo indica que ela finalmente chegue nos próximos meses.
BMW R 18
No início deste mês, a BMW Motorrad confirmou que sua custom R 18 chegará ao País ainda neste ano. Disponível no mercado internacional desde 2020, a moto faz sucesso com seu estilo clássico estradeiro, com linhas alongadas, grande tanque e perfil baixo.
A BMW R 18 é equipada com motor de cilindros contrapostos mais potente já construído na história da marca, apelidado de “Big Boxer”. Com 1.802 cm³ de capacidade, ele tem arrefecimento a ar auxiliado por radiador de óleo e entrega 91 cv de potência a 4.750 rpm e 15,3 kgfm de torque a 3.000 rpm. A transmissão final é feita por eixo cardã, tradicional da marca alemã.
Kawasaki Z650 RS
Em novembro do ano passado, a Kawasaki anunciou que irá iniciar, neste ano, as vendas do modelo Z650 RS, que havia sido apresentado globalmente em setembro. A Kawasaki Z650 RS é uma espécie de releitura de umas das motos homônimas que esteve à venda no mercado dos EUA entre 1976 e 1983.
A moto compartilha a estrutura mecânica com outros modelos da empresa, como a Ninja 650 e a Z650, mas o seu visual remete ao passado, com o tanque arredondado, o banco plano, as rodas raiadas e o farol redondo.
Diferentemente da Z650, a nova Z650 RS não vem com motor de quatro cilindros em linha. Seu propulsor é um bicilíndrico paralelo de 649 cm³ de capacidade com refrigeração a líquido, que desenvolve 68 cv de potência e 6,7 kgfm de torque, integrado a uma transmissão de seis velocidades.
Voltz Miles
A Voltz, montadora brasileira de motos elétricas, avançou em tecnologia e inovação para lançar o Miles, o primeiro triciclo elétrico de fabricação e montagem 100% brasileiras. Com visual de um trator futurista, o veículo é dotado de um baú de 750 litros, com capacidade para transportar até 290 kg de cargas.
Inicialmente o veículo será destinado apenas a empresas e indústrias interessadas numa solução sustentável para o transporte de cargas. A novidade será montada inteiramente na nova fábrica da Voltz em Manaus (AM) e chegará ao mercado com preços a partir de R$ 32 mil.
A moto pode comportar até seis baterias, cada uma com capacidade de até 50km, entregando, dessa forma, até 300km de autonomia. Conta com freio a disco nas três rodas, GPS de rastreio e painel em LCD, com informações sobre velocidade, autonomia, carga das baterias, data e hora, modo de condução. No total, a Miles pesa 306kg.
Bajaj Dominar 400
Em junho, a Bajaj confirmou que irá iniciar operações no mercado brasileiro. A montadora indiana já está ativa nas redes sociais. No Instagram, a Bajaj publicou uma série de posts acompanhados de imagens da Dominar 400. O modelo, que já teve patentes registradas no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi), deve ser a primeira motocicleta da marca a ser vendida no Brasil.
A Dominar 400 é equipada por um motor monocilíndrico de 373,3 cm³, que desenvolve 40 cv a 8.800 rpm e 3,6 kgf.m de torque máximo a 6.500 rpm. O câmbio é manual de seis marchas e funciona em conjunto com uma embreagem com assistência deslizante.
Honda Forza 350
A scooter Honda Forza 350 foi anunciada no Brasil em novembro de 2020, mas a marca preferiu adiar um pouco o lançamento devido à pandemia de Covid-19, que estourou no ano seguinte. Desde então a Honda vem preferindo segurar o lançamento do modelo para o momento mais oportuno. As apostas no mercado são de que este momento está muito próximo.
A scooter de porte imponente ganhou um novo design para ficar alinhada aos padrões visuais da marca. Agora, é equipada com um motor monocilíndrico de 330 cm³ de capacidade, que foi adequado para atender a todas as normas Euro5 de emissões de poluentes. Alimentado por injeção eletrônica, com comando simples de válvulas no cabeçote e arrefecimento a líquido, o propulsor entrega 29,2 cv de potência e 3,2 kgf.m de torque.
Segundo a montadora japonesa, a Forza 350 pode fazer 29,4 km/l e o tanque de combustível tem a capacidade 11,7 litros.