Todo motociclista conhece o prazer de pilotar e a sensação de liberdade que uma moto proporciona. A moto pode ser nossa melhor parceira se tomarmos as devidas precauções e cuidados, ou nos causar dores de cabeça e altos gastos caso não dermos a atenção necessária.

Algumas precauções são relativamente simples e trazem grandes benefícios. Confira algumas dicas que a Varella Motos preparou pra você. Hoje vamos falar em: Como aumentar a vida útil do seu pneu!

-1 Escolha os pneus certos!
Cada pneu e cada categoria de pneus tem uma finalidade, encontre a que melhor encaixa no seu perfil (Conte com nossa ajuda pra isso). Por exemplo, se você é um piloto menos agressivo, um pneu macio pode durar ainda menos com você, a banda de rodagem pode começar a fica chata e você perde em ciclística e acaba tendo que trocar o pneu ainda mais cedo. E lembrem-se, os pneus mais esportivos duram menos não só pela borracha mais macia, mas também pelo formato da banda de rodagem que tem menor área de contato no solo que os pneus Touring. E para as Bigtrail, use um pneu também compatível com a seu uso. On e off road. Um pneu para uso misto rodando 100% asfalto vai ter sua vida útil muito prejudicada, sem contar na segurança.

-2 Rode com pares da mesma marca e modelo!
Pode parecer papo de vendedor, mas se alguém te falar isso, pode acreditar! Os pneus são feitos para rodar em pares, como disse no primeiro tópico, cada modelo tem um formato na banda de rodagem e um ângulo de ataque em curvas. Rodando com pneus de modelos diferentes, a área de contato pode não ficar otimizada e então ter a vida útil dos dois comprometidos.

-3 Calibragem correta!
Talvez um dos tópicos mais importantes. Usar sempre a calibragem original indicada pela moto faz toda a diferença. Cada moto exige uma pressão especifica que varia com o peso, centro de gravidade e outros muitos fatores. Um pneu muito cheio, pode fazer com que a área de contato do pneu fique reduzida, enquanto um pneu murcho causa arraste excessivo que esquenta, intensifica o desgaste e pode danificar o pneu se estiver muito baixo. Cuidado.

-4 Estilo de Pilotagem!
Esse é igual gosto, cada um tem o seu! Mas não custa nada as vezes tentar se policiar para que o seu pneu tenha melhor rendimento a longo prazo. Em trechos urbanos, fique atendo com saídas e frenagens bruscas. Saída de pedágios e semáforo com motor cheio é uma coisa que todo mundo gosta, mas essas arrancadas e frenagens bruscas em pares ou lombadas são os piores vilões para o seu pneu.

-5 Atenção ao índice de carga e velocidade dos pneus!
Esse tópico se remete muito ao primeiro, além de escolher o pneu correto, lembre de verificar se ele é compatível com o peso e a potencia da sua moto. Não atendendo a essas especificações você certamente terá segurança prejudicada e desgaste prematuro. De uma olhada no manual da sua moto e confira quais são os índices indicados. Eles vêm escritos dessa forma: 69 V por exemplo. Onde o 69 especifica a carga suportada e o V a velocidade (240km/h).

-6 Balanceamento das rodas!
Mais do que recomendado, essencial! O balanceamento das rodas é um serviço obrigatório para quem busca maior estabilidade, segurança e rendimento dos pneus. Com o balanceamento em dia o conjunto roda e pneu vão rodar livre de turbulências deixando a pilotagem mais estável, segura e confortável, sem vibrações no guidão. E em caso de danos na roda, o alinhamento dos aros também é essencial para evitar que os pneus tenham desgaste desigual.

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