Além dos critérios de que acabamos de falar, outros fatores devem ser considerados na hora de escolher não apenas qual o melhor tipo de capacete para moto, mas também a marca e modelo.

Tamanho
Além de vários tipos de capacete para moto, há também vários tamanhos. Como já falamos antes, você precisa escolher um que se ajuste bem ao tamanho e formato de sua cabeça.

Para ter uma noção dos tamanhos sem provar o capacete, pegue uma fita métrica e meça a circunferência de sua cabeça, enrolando-a logo acima das orelhas e sobrancelhas.

O site Motoponto fez uma tabela relacionando o resultado em centímetros dessa circunferência com os tamanhos das principais marcas fabricantes de capacetes para motociclistas.

Forro
O forro é a parte do capacete que impedem o contato direto da cabeça com o material externo duro e resistente.

É fundamental para dar mais conforto ao motociclista, mas principalmente para amortecer um possível impacto de uma batida.

Dê preferência aos modelos de capacete com forro removível, pois lavá-los é importante para a higiene – além do fato que você transpira no forro, é um ambiente propício à proliferação de ácaros e micro-organismos.

Materiais
Cada um dos tipos de capacete para moto pode ser fabricado em diversos tipos de materiais. As boas marcas utilizam tecnologias avançadas para garantir ao mesmo tempo leveza e resistência.

Um dos principais tipos de material é a fibra de carbono, que é bastante leve absorve bem o primeiro impacto.

Já os capacetes feitos com fibra de vidro são ainda mais seguros, porque mantém o nível de absorção em novos impactos.

Outra material é o chamado ABS, que usa uma tecnologia de plástico injetado. É o mais econômico do mercado. Tem ótima relação custo-benefício, porém absorção de impacto menor do que os materiais citados acima.

Há ainda capacetes feitos com kevla, uma fibra sintética muito resistente e leve. Os tipos de capacete para moto que levam esse material em sua fabricação normalmente o misturam com fibra de vidro ou carbono.

Selo de Segurança
A qualidade do capacete está longe de ser um detalhe banal. Comprar um produto de marca duvidosa pode ser fatal, porque ele não possuirá garantias de que oferece a melhor proteção disponível para a cabeça do motociclista.

É por isso que a Resolução Nº 453/2013 do Contran exige o certificado do Inmetro.

Peso
Outro fator importante de observar no capacete é o seu peso. Dê preferência àqueles que têm em torno de 1.400 gramas, desde que sejam de boa qualidade.

Há também modelos cujo peso fica próximo de 1.800 gramas. Evite capacetes tão pesados, pois eles poderão ocasionar desconforto e até dor na cervical.

Na hora de experimentar os tipos de capacete para moto, escolha um cujo peso seja distribuído de maneira uniforme em toda a cabeça.

What's your reaction?
Feliz0
Legal0
Uau0
Será?0
Triste0
Bravo0
Chocado0
Leave a Comment