A hora certa de trocar o pneu da moto é uma dúvida frequente entre os viventes do mundo da moto, isso porque não existe um tempo exato de sua vida útil, mas há alguns sinais que deixam claro essa necessidade, tal como o pneu estar visivelmente desgastado em sua banda de rodagem, influenciando assim, diretamente no seu desempenho. Portanto, meu amigo, se essa hora chegou para você, será preciso comprar novos pneus e realizar a troca.

Graças a tecnologia, você consegue pular diversos passos e economizar uma grana comprando online e levando para o seu mecânico de confiança realizar a troca do pneu velho pelo pneu novo.

Comprei o pneu, como faço para retirar o usado?

Caso você queira, ou tenha a necessidade de retirar o pneu na sua casa e levar para seu mecânico realizar a substituição, você precisará seguir alguns passos.

Vamos começar desmistificando algumas informações: tirar o pneu não é tão difícil assim, basta um pouquinho de conhecimento e paciência. A princípio, a única coisa que você precisa ter é um kit de ferramentas básico e uma roupa para sujar. (Para não arranjar maiores confusões, rs).

Os pneus dianteiros e traseiros possuem uma diferença na hora de retirar e colocar, portanto, é importante seguir o passo-a-passo de cada um deles.

Pneu Dianteiro

A troca do pneu dianteiro é um pouco mais fácil do que o traseiro. Para começar, solte a porca e empurre o eixo para fora. Você precisará mover levemente para que o pneu saia. Assim que retirá-lo, desconecte os cabos do freio e leve ao borracheiro. Ele te entregará o pneu novo com a roda, prontos para serem recolocados.

Como recolocar o pneu dianteiro?

Após a substituição feita pelo mecânico, é preciso recolocar (Confesso que essa é a hora mais cansativa, porém, a mais importante), vale ressaltar que esse passo deve ser realizado com muita atenção para sua própria segurança.

Existem dois tipos de freios que influenciam diretamente a montagem: O freio a tambor e os freios à disco.

  • Caso sua moto seja do tipo roda a tambor

Talvez seja necessário afrouxar a regulagem da moto para facilitar o encaixe, se atente a não esquecer de apertar ao terminar, isso é extremamente importante. Após o encaixe, é só apertar a porca e foi! A troca já estará concluída.

  • Rodas do tipo freio a disco.

Nesse caso, as pinças deverão ser abertas para que a roda possa se encaixar no disco, portanto, é necessário utilizar uma chave de fenda entre as pastilhas de freio e forçar (Isso mesmo) a abertura das pinças, assim que afastadas, será fácil de encaixá-las ao disco. Encaixou, fechou, você conseguiu realizar a troca.

Beleza amigo, mas o pneu que eu vou trocar é o traseiro, o que eu faço?

Muita calma nessa hora. Vamos levar a moto em um lugar mais limpo, ou que pelo menos não esteja tão sujo (Evite lugares com areia ou terra), isso porque a corrente será desencaixada, e motoqueiro bom é motoqueiro que não quer sujar a corrente, certo?

No pneu traseiro não é diferente, iremos começar removendo a porca e batendo no eixo para que ele saia do lugar, você terá que o torcer e movimentar a roda. Assim que o eixo sair será mais fácil desencaixar a coroa da corrente. Lembre-se de não deixar a corrente se sujar. Outro cuidado a se tomar é com a bucha distanciadora, assim como outras pequenas peças que poderão se perder, por não serem tão notáveis assim.

Feito isso, é só levar ao borracheiro e aguardar ficar pronto para sua recolocação.

Recolocando o pneu traseiro.

Talvez você precise afrouxar os componentes do freio, já que, em muitas vezes estes podem atrapalhar o processo de recolocação da roda, após isso, encaixe a roda, ajuste a folga da corrente até atingir a simetria dos dois lados, aperte a porca e faça a verificação nas folgas na corrente. Depois, é só finalizar o aperto das porcas e pronto! Você tem um pneu novo recolocado e pronto para novas aventuras.

Viu, não é tão difícil assim né?

Caso sinta que algo deu errado e não está conseguindo recolocar, mesmo seguindo todos os passos, procure seu mecânico de confiança, visto que, a troca deve ser realizada por pessoas não treinadas somente em casos emergenciais. 

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