Uma moto elétrica no Brasil ainda custa caro, especialmente se compararmos o preço com outros países. Mas não estamos sozinhos, pois outros países com moedas pouco valorizadas também sofrem com esta situação.

Mas uma luz no fim do túnel parece surgir com a Dat Bike, empresa do Vietnã que lançou uma moto elétrica eficiente e com preço bastante acessível. Ao menos esta é sua promessa.

Dat Bike a primeira moto elétrica do Vietnã

A Dat é focada em bikes elétricas, foi fundade em 2019 e recebeu um aporte de 5,3 milhões de dólares (R$23 milhões) ao participar do programa Shark Tank. Assim, foi a primeira fabricante vietnamita a construir uma moto elétrica, e com preço popular.

A empresa que conta com vendas online e em duas lojas físicas nas cidades de Ho Chi Minh e Hanói, utiliza 80% de seus materiais vindo de fornecedores do país. Dessa maneira ela consegue baratear os preços de sua produção e pode ser a solução para a entrada de motos elétricas no mercado asiático, que embora tenha países desenvolvidos como Japão e Coreia do Sul, outros países ainda enfrentam situações de subdesenvolvimento, como é o caso de China e Índia.Publicidade

Motos elétricas do Vietnã

O primeiro modelo foi o Dat Bike Weaver. Essa moto elétrica contava com um motor de 5kW e velocidade máxima de 80Km/h, além de 100 km de autonomia. Mas o projeto precisava evoluir, afinal o desempenho era modesmo e a autonomia não compensava o tempo de 3 horas na tomada.

Mas a segunda geração da Weaver marcaria um salto em qualidade de produto. A Weaver 200 faz jus ao nome por oferecer uma bateria com 200 km de autonomia. Após passar apenas 1 hora na tomada ela já pode rodar até 100 km. A carga total é obtida após 3 horas de carga.

Além disso, a moto pode chegar a uma velocidade máxima de 90 Km/h, graças ao motor de 6kW (8,12 cv). Ao todo, a motocicleta pesa 120 kg.

Embora o design da Weaver 200 não remeta à tecnologia, ela tem frenagem regenerativa e conexão com Smartphone. A nova Weaver possui cartão magnético e sensor, permitindo que o motociclista trave e destrave a moto com base na aproximação ou afastamento sem a necessidade de uma chave mecânica tradicional – recurso semelhante a muitos modelos de carros elétricos no mundo, incluindo os produtos da Tesla.

Quanto custa a moto elétrica barata do Vietnã

A Weaver 200 chega ao mercado externo com preço sugerido de 54,9 milhões de dong (moeda local do Vietnã), cerca de R$ 11,4 mil em conversão direta, abaixo de muitos concorrentes diretos. Porém, infelizmente, a marca ainda não possui qualquer ligação com o Brasil… mas tomara que ela venha futuramente! Até porque adoraríamos ver sua superbike elétrica, nova meta da empresa, rodando por aqui.

What's your reaction?
Feliz0
Legal0
Uau0
Será?0
Triste0
Bravo0
Chocado0
Leave a Comment