Após aumentos nos preços, é mais difícil comprar a oitava geração hoje do que no seu lançamento
A Honda CG 160 chegou à linha 2023 com preço mais alto e nenhuma inovação. Agora a street parte de R$ 13.880 na versão Fan (antes R$ 13.480) e R$ 15.060 na versão Titan (antes R$ 14.620). Os modelos Cargo e Start chegam às lojas nos próximos meses e não tiveram seus preços divulgados.
Na comparação com o início do ano, a CG 160 está até R$ 1.280 mais cara. Desde janeiro, a Fan aumentou R$ 1.170, passando de R$ 12.710 para R$ 13.880 – reajuste de 9,2%. Já a versão Titan custava R$ 13.780. Agora, já passa dos R$ 15 mil – reajuste de 9,3%.
O aumento nos preços supera a inflação acumulada entre janeiro e julho, que é de 4,77%, segundo o IBGE. Mas quanto será que a Honda CG, a primeira moto produzida no Brasil, encareceu ao longo dos anos? Autoesporte elaborou um comparativo com base no poder de compra dos últimos 10 anos. Acompanhe abaixo:
Poder de compra x salário mínimo
A melhor forma de comparar os preços, seja com uma época ou um país diferente, é com base no salário mínimo. Ele funciona como uma “escala” de poder de compra, pois é atualizado anualmente. Mas evidentemente, algumas coisas evoluem com o tempo – e a Honda CG não é diferente.
Quando a oitava (e atual) geração da Honda CG foi lançada em 2013, era vendida com motores de 125 cm³ e 150 cm³. Ao longo dos anos, ela recebeu alguns equipamentos e atualizações, como freios CBS e o novo motor 160 cm³ que entrega 15,1 cv com etanol e 14,9 cv com gasolina. Mas na prática, considerando estrutura e chassi, trata-se da mesma motocicleta.
Comparativo de preços da Honda CG – 2013 e 2022
Versão | Honda CG 150 2013 | Honda CG 160 2022 |
Fan | R$ 6.750 | R$ 13.880 |
Titan | R$ 7.320 | R$ 15.060 |
O salário mínimo de 2013 era de R$ 678. Para comparar o poder de compra da época, basta pegar o preço da motocicleta e dividir pelo valor do salário mínimo. Portanto, para adquirir uma Honda CG 150 Fan naquele ano, gastava-se algo perto de 9,9 salários mínimos.
Em janeiro de 2022, o salário mínimo foi estipulado em R$ 1.212. E fazendo o mesmo procedimento com a recém-lançada Honda CG 160 Fan, nota-se que hoje um cliente precisa desembolsar 11,4 salários mínimos.
Ou seja, na prática, é como se a moto estivesse 1,5 salário mínimo mais cara em 2022 na comparação com o que era em 2013. Isso significa que o proprietário precisa trabalhar um mês e meio a mais para adquirir a motocicleta, com base no salário.
O mesmo acontece com a CG 150 Titan. Em 2013, um cliente teria que desembolsar 10,7 salários mínimos para adquirí-la. Hoje, para comprar a CG 160 Titan, gasta-se 12,4 salários mínimos – um acréscimo de 1,7 salário mínimo.
Como mencionamos antes, a Honda CG evoluiu nestes últimos 9 anos. A principal atualização foi a adoção do motor de 160 cm³ em 2015, além dos freios CBS em 2018.
A Honda CG é apenas um recorte da redução do poder de compra dos brasileiros nos últimos anos – e os preços estão subindo cada vez mais rápido. Evidentemente, a guerra na Ucrânia e a escassez de microchips semicondutores têm influência neste cenário.