A fabricante indiana de motocicletas TVS é uma das principais parceiras da Dafra e, através deste trabalho conjunto, oferece alguns de seus modelos por aqui. Exemplos são a Apache RTR 200 e a nova Sport 110, a rival da Pop. Agora a gigante patenteou o projeto de scooter movido a célula de combustível de hidrogênio! Saiba mais sobre essa novidade que, quem sabe, um dia possa vir ao Brasil também.

Parceira da Dafra e o scooter a hidrogênio

O uso de tecnologia de célula de combustível de hidrogênio é relativamente incomum,  quando comparado a grande presença de modelos elétricos a bateria. No entanto, isso pode mudar no futuro. Segundo a revista britânica Motorcycle News, a TVS patenteou o projeto de um scooter movido com o uso de hidrogênio.

Dafra scooter - modelo da parceira TVS movido a hidrogenio

Imagens do registro de patente mostram o que poderia ser um par de tanques de hidrogênio. Ambas as unidades estão localizadas atrás do tubo inferior da estrutura do scooter. A entrada para o hidrogênio fica localizada na frente do modelo, logo abaixo do farol.

Enquanto isso, uma bateria fica localizada abaixo do estribo do scooter. A unidade está presente nessa configuração de célula de combustível para fornecer desempenho adicional, quando exigido. Além disso, pode armazenar energia regenerada em desaceleração.

Enquanto isso, a célula a combustível recarrega a bateria quando as demandas de energia são menores. Componentes como o regulador de pressão, medidor de vazão e válvula de fechamento, são localizados perto do pivô do braço oscilante.

TVS iQube

Todo o projeto da novidade foi desenvolvido sobre o que parece ser o modelo elétrico da TVS – iQube. A TVS têm motos a combustão em seu catálogo, como a Apache RTR 200, vendida no Brasil pela parceria Dafra. No entanto, é o scooter que aponta para os rumos futuros em termos de motorização.

modelo elétrico está em produção pela TVS e tem motor elétrico montado no cubo que produz 4,4 kW (5,9 cv) e 140 Nm de torque. Tudo isso alimentado por uma bateria de íons de lítio – que oferece uma autonomia de até 75 km em modo de potência, ou 100 km em modo econômico. Quem sabe em breve veremos um iQube movido a hidrogênio?

What's your reaction?
Feliz0
Legal0
Uau0
Será?0
Triste0
Bravo0
Chocado0
Leave a Comment