Durante as quatro horas em que permaneceu na manhã desta segunda-feira na Avenida das Américas, esquina com Rua César Lattes, na Barra da Tijuca, na pista sentido Recreio, uma fiscalização do estado para combater a circulação de motos sem placa rebocou 20 veículos e aplicou 91 multas. Ação integrada foi iniciada às 6h30 e reuniu agentes do Detran, Detro, PM e Polícia Civil, que prometem repetir a blitz em diferentes pontos da cidade, nos próximos dias. Os locais serão definidos com base em denúncias que chegam ao Detran e também pela mancha criminal indicada por estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP), levando em conta um grande número de ocorrências praticadas por pessoas que se deslocam neste tipo de veículo para cometer delitos.

Em matéria publicada no começo do mês, com base em dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, o EXTRA mostrava que de janeiro a maio deste ano o número de infrações envolvendo veículos circulando sem placas no estado do Rio aumentou 73% em relação ao mesmo período de 2021. Os números mostram que foram 4.330 infrações registradas pelo Detran-RJ no período — contra 2.502 nos cinco primeiros meses do ano passado —, o que representa, em média, mais de uma multa por hora em 2022. Para especialistas ouvidos na ocasião esse tipo de irregularidade acontece porque as pessoas estão confiantes na incapacidade dos órgãos de fiscalizar e contam com a certeza da impunidade, inclusive para praticar crimes.

—A operação conjunta vai dar mais segurança à população, evitando a utilização desses veículos ilegais por criminosos. O cidadão que encobre uma placa está cometendo uma irregularidade, é fiscalização e segurança pública — garantiu o governador Cláudio Castro, que recorreu às redes sociais para reforçar que a fiscalização será diária e em diferentes horários e locais.

O governo promete fazer quatro operações diárias, de domingo a domingo, de manhã, à tarde e à noite, em pontos diferentes da cidade. As primeiras 94 abordagens feitas nesta manhã resultaram ainda em 26 motos encaminhadas ao posto de vistoria em função de irregularidades. Entre as infrações constatadas durante a operação estão: a falta de registro (quando não foi realizado o emplacamento), o licenciamento atrasado, problemas na habilitação do condutor e mau estado de conservação (pneus carecas, por exemplo), entre outros.

— A fiscalização tem como objetivo coibir a circulação de motocicletas em situação irregular, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. As motos estão sendo fiscalizadas em caráter prioritário, mas qualquer outro veículo que esteja em condição irregular será alvo dessa ação conjunta do governo do Estado —afirmou o coordenador de fiscalização do Detran.RJ, Marcus Moreira.

As operações vão mobilizar cerca de 20 agentes do Detran.RJ, PM, Polícia Civil e Detro em cada uma das quatro operações que ocorrerão em território fluminense. Para dar mais transparência aos procedimentos, os policiais militares estão atuando com câmeras portáteis, garantindo a segurança dos agentes em atividade e das pessoas abordadas. Além de garantir a segurança da operação, os PMs fazem revistas à procura de armas e drogas. Já os policiais civis estão em busca de condutores com mandado de prisão em aberto.

— Pode ser o responsável por um trajeto proibido, um atropelamento, entre outras ações irregulares. O levantamento do ISP indica onde acontecem as maiores irregularidades. O objetivo é também detectar veículos roubados ou que poderiam ser usados em crimes — exemplificou o tenente-coronel Ivan Blaz, porta-voz da Polícia Militar.

Agentes do Detran vão atuar na fiscalização de trânsito, aplicando multas e demais penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Já o Detro disponibilizará os reboques que irão transportar os veículos apreendidos para o pátio localizado no bairro Engenho da Rainha. Os agentes do Detro também vão reprimir o transporte clandestino. Ainda nesta segunda-feira e durante toda a semana, ocorrerão operações em outros bairros da Zona Oeste, Zona Sul e Zona Norte.

Dados do sistema da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que fiscaliza as rodovias, apontam um crescimento de 105% das multas por circular sem placa. Sem especificar o tipo de veículo, os números mostram que, de janeiro a maio de 2022, foram registradas 1.089 infrações desse tipo contra as 529 no mesmo período do ano passado. Segundo a PRF, a natureza da infração dificulta a fiscalização eletrônica, e a abordagem dos agentes na pista acaba sendo a única forma de flagrar a irregularidade.

What's your reaction?
Feliz0
Legal0
Uau0
Será?0
Triste0
Bravo0
Chocado0
Leave a Comment