Planejamento – o segredo de uma viagem de sucesso

As férias chegaram, e a chance de pegar a estrada de motocicleta é irresistível. Nenhum outro veículo proporciona viver tão intensamente cada metro rodado, seja em uma viagem de poucos dias ou aquela sem data para terminar.

Sozinho ou acompanhado, a emoção de conhecer novos lugares, de deixar para trás a rotina, é uma experiência enriquecedora. Novas paisagens, novas pessoas, novos costumes: viajar de moto é o máximo. Regra básica nº 1 para qualquer viagem ser um sucesso é o planejamento.

Como planejar uma viagem de moto? O que levar em uma viagem de moto? Quais os roteiros para uma viagem de moto? Estas dúvidas frequentes podem ser minimizadas por algumas dicas, para que na volta da viagem o assunto, na roda de amigos, seja o prazer da viagem e não os perrengues.

  1. Revisão – Nem pensar sair para uma viagem sem revisar sua moto. Óleo trocado, filtros novos e tudo aquilo que sua concessionária e/ou mecânico de confiança recomendar. Atenção especial merecem os pneus e o sistema de transmissão, quanto mais novos, menos problemas…
     
  2. Emergência – Fusíveis, lâmpadas de reserva, algo que te salve de um pneu vazio (espuma reparadora, remendo para câmeras) e um problema mecânico simples (ferramentas e o bom e velho arame) merecem espaço na sua bagagem. Idem ataduras, antissépticos e medicamentos básicos.
     
  3. Carga – leve o menos possível, fixado de maneira segura e simples. Caso sua moto tenha baú, malas laterais ou alforjes, respeite o peso máximo recomendado, sempre escrito nas etiquetas de tais equipamentos.
     
  4. Equipamento – Segurança sempre vem em 1º lugar, e viajar bem equipado é obrigatório, mas o conforto é fundamental. Escolha trajes que ofereçam proteção sem sofrimento.
     
  5. Roteiro – Estude seu trajeto. A internet te dá a chance de ver na tela de seu telefone, tablet ou computador o jeitão da maioria das estradas. Existem vários aplicativos que podem dar uma ideia precisa do tempo que você precisará para percorrer do ponto A ao B, se há lugares para abastecer, descansar ou eventualmente pernoitar.
     
  6. Descanso – O cansaço ao guidão é perigoso, faz perder reflexos e aumenta o potencial de acidentes acontecerem. É importante que você respeite seu corpo, e que estabeleça paradas com a frequência que seu organismo pede, e não em função de metas prefixadas, seja em horas ou quilômetros.
     
  7. Companhia – Viajar em companhia é legal, desde que você e passageiro(a) estejam habituados a conviver na moto. Sendo assim, faça alguns passeios longos antes de efetivamente partir, a título de ensaio, regra que vale principalmente se tanto você como o (ou a) acompanhante não tiverem experiência em viagens de moto juntos.
     
  8. Grupo – O prazer de viajar de moto para alguns passa pela formação de um grupo. Estar em companhia de outros motociclistas pode ser uma experiência sensacional ou… um pesadelo! É importante que vocês estabeleçam um pacto, determinando objetivos em comum e regras, como o ritmo de viagem por exemplo. Combinem antes, e não durante a viagem.
     
  9. Dia – Conhecendo ou não a estrada, rode sempre com a luz do dia. A visualização de motocicletas de qualquer tamanho é mais difícil pelos motoristas de outros veículos, ainda mais a noite. Não se arrisque na escuridão.
     
  10.  Tempo – Rode tanto quanto possível em condições de visibilidade ideal. Chuva forte ou neblina? Encoste em um lugar seguro e espere as condições do clima melhorarem.    
What's your reaction?
Feliz0
Legal0
Uau0
Será?0
Triste0
Bravo0
Chocado0
Leave a Comment