Para manter o seu automóvel funcionando bem é importante que todos os prazos de revisão estejam em dia. E um componente que não se pode deixar passar do limite de troca é o óleo lubrificante. Essa ferramenta que auxilia no funcionamento do motor deve ser substituída a cada quantidade de quilômetros rodados, ou período de tempo. Mas, por que o óleo da moto dura menos que o do carro?

Pode ficar tranquilo que não é para tomar o dinheiro do consumidor. Estes dois tipos de automóveis têm componentes muito diferentes e seus motores também trabalham de maneiras diversas.

A durabilidade do óleo nos carros e nas motos depende de vários fatores. Qualidade, tipos compostos que formam o lubrificante, condições de uso do automóvel, são alguns exemplos do que interferem no tempo de troca do componente. Por isso, não é possível afirmar qual vai durar menos ou mais, mas é possível dizer por que o óleo de uma motocicleta costuma ser trocado muito mais cedo do que o de um carro.

A orientação de troca de óleo das motos Honda é que ela seja feita a cada 6.000 km, a partir da segunda troca. Já para os carros é a cada 10.000 km. Segundo a montadora, a rotação em que o motor de cada tipo de máquina trabalha é o principal fator para esta diferença de tempo de substituições.

Outro fator que diferencia os lubrificantes são os lugares por onde eles percorrem no veículo. Embora sejam denominados óleos de motor, nas motocicletas eles agem além do propulsor, atingindo a embreagem (exceto nas scooters que possuem transmissão CVT) e a caixa de marcha.

No caso das motocicletas com transmissão automatizada de Dupla Embreagem (DCT) o óleo do motor também é responsável em fazer o acoplamento dos discos de embreagem, durante as trocas de marchas, seja no modo automático ou manual.

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