Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the chainpress domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/servidorgoat/web/blog.marquinhomotos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131
Primeira moto elétrica aventureira surpreende pela autonomia e roda até 420 km - O Blog da Marquinho Motos

Aos poucos, motos elétricas vão surgindo em categorias inéditas. Há algumas semanas, a OX Motorcycles apresentou a Patagonia como a primeira scrambler elétrica da história. Agora chegou a vez da marca italiana Energica apresentar a Experia, a primeira touring aventureira com motor elétrico.

Pelo design, a Energica Experia incorpora o mesmo estilo das tourings aventureiras que já conhecemos, como a Harley-Davidson Pan America e Triumph Tiger. A dianteira é bem elevada, com garfos invertidos que proporcionam boa altura para encarar terrenos acidentados.

A Experia não precisa de tanque de combustível, mas a Energica fez questão de manter o formato apenas para fins estéticos e ergonômicos. O design é bem encorpado e largo e a Energica ainda oferece baús e alfajores laterais para que a Experia fique ainda mais versátil para viagens longas.

O desempenho da Experia é apenas honesto na comparação com suas rivais a combustão, entretanto, você verá mais à frente que isso foi uma opção da própria fabricante. Ela entrega 102 cv de potência e 8,5 kgfm de torque, enquanto a Harley-Davidson Pan-America desenvolve 152 cv e 13 kgfm de torque. Com 250 kg, o modelo elétrico tem o mesmo peso da moto americana.

O motor elétrico da Experia até poderia desenvolver mais potência e igualar os 152 cv da Pan America, mas isso comprometeria sua autonomia. Segundo a Energica, a tourer elétrica pode rodar até 210 km em um misto de cidade e estrada. E circulando apenas na cidade, onde as frenagens podem regenerar a bateria, a autonomia dobra para 420 km.

Trata-se de uma das maiores autonomias no mundo das motos elétricas. Comparada à OX Patagonia que mencionamos anteriormente, a Experia tem o quádruplo de alcance. Isso só foi possível graças à bateria de 22,5 kWh.

Sua entrada de carregamento é a mesma dos carros elétricos, tipo 2. De acordo com a fabricante, a Experia recupera 6,4 km de autonomia por minuto em unidades rápidas de recarga, indo de 0 a 80% em apenas 40 minutos. A Energica Experia é oferecida por US$ 25 mil, valor que corresponde a R$ 138.908 na conversão direta, desconsiderando impostos.

Leave a Comment