Se você é mecânico e quer garantir o melhor aproveitamento do veículo do cliente — e, de quebra, evitar que ele tenha dores de cabeças e prejuízos com consertos e trocas de peças —, não deixe de conferir cada dica especial que trouxemos a seguir e, claro, segui-las no seu dia a dia.
1. Lubrificar a corrente
A grande maioria dos fabricantes de motos recomenda que os proprietários lubrifiquem a corrente a cada 500 km. Esse procedimento, quando feito corretamente, evita o desgaste da corrente, aumentando a sua vida útil e garantindo a sua confiabilidade.
Muitos motociclistas evitam fazer a lubrificação da corrente devido às marcas e manchas temporárias que o procedimento pode deixar nas rodas traseiras. Sendo assim, é papel do mecânico lembrar que a troca de um kit de uma moto importada pode chegar a US$700! Portanto, é bem melhor e mais barato realizar corretamente a lubrificação e lavar a moto toda semana, não concorda?
2. Calibrar os pneus da moto
A calibragem dos pneus interfere em diversos aspectos da mecânica das motos, como o consumo de combustível, a segurança da máquina e a boa performance do motor. É recomendado calibrar os pneus ao menos quinzenalmente, sempre utilizando a pressão determinada pelo fabricante — informação que pode ser encontrada no manual da sua moto.
Ao calibrá-los, fique atento às circunstâncias: para rodar na cidade, por exemplo, a pressão é diferente daquela recomendada para dirigir em estradas. Quando o cliente for rodar com outra pessoa na garupa, não se esqueça também de que o pneu traseiro precisa ser calibrado com maior pressão. Todas essas informações estão detalhadas no manual, por isso, sua leitura é fundamental!
3. Trocar o óleo e o filtro nos intervalos corretos
O óleo lubrificante é o grande responsável por evitar o desgaste das peças móveis do motor, limpar suas partes internas e remover impurezas. A troca de óleo faz parte do programa de manutenção preventiva da moto, sendo realizada em todas as revisões.
Caso a quilometragem de troca seja alcançada antes da revisão, ela deve ser antecipada para que não ocorra nenhum tipo de desgaste. Geralmente, a troca de óleo deve ser realizada a cada 3.000 km, então, fique atento!
É aconselhável que, em todas as trocas, seja realizada também a substituição do filtro de óleo, principalmente no caso das motos esportivas ou de alta performance. Afinal, não adianta substituir o lubrificante por um novo se o filtro estiver repleto de impurezas, certo? O resultado seria um óleo contaminado e com diversas partículas em suspensão.
4. Verificar os parafusos
É aconselhável que os proprietários tenham o hábito de verificar regularmente os parafusos da carenagem, das rodas e do suporte. A alta vibração, provocada pelo motor e por alguns tipos de calçamento das ruas, pode afrouxar os parafusos ao longo do tempo. Por isso, é essencial conferir e ajustá-los sempre que necessário.
5. Acertar as suspensões
Sem dúvidas, as suspensões são essenciais para o conforto, segurança e desempenho do motociclista na pista, em especial para quem curte terrenos mais off-road. No entanto, quando o assunto é mecânica para motos, essa parte só costuma ser verificada quando ocorre algum problema específico!
Sempre que possível, busque regular as molas e a suspensão da moto. Para isso, preste atenção ao parafuso de compreensão e à porca principal. Na roda traseira, essas peças ficam na parte de cima do amortecedor. Já na roda dianteira, a compressão pode ficar em cima e o parafuso do retorno embaixo.
A melhor forma para fazer essa regulagem é com o uso de um elevador específico para suspender a moto.
6. Conferir os cabos de freio e de embreagem
Na mecânica para motos, os cabos são fundamentais para o bom funcionamento do motor. Eles devem passar por revisões frequentes e, se necessário, serem trocados em caso de ressecamento, desgaste, quebras, mal contato ou qualquer anormalidade que possa prejudicar o bom funcionamento da máquina e, até mesmo, deixar o condutor na mão.
Sendo assim, confira sempre a conservação dessas peças e não espere que atinjam o máximo de sua vida útil. Afinal, elas não costumam custar caro e são extremamente importantes. Por fim, como dica extra, oriente o motociclista sempre a ter um cabo (tanto de freio, como de embreagem) de reserva.
7. Lavar a moto e os componentes
Entre as dicas de mecânica de motos, os cuidados com a limpeza também devem ser levados em consideração, já que, além de manterem o veículo mais bonito e conservado, também podem contribuir com o seu desempenho.
Sendo assim, manter uma frequência regular para higienizar o veículo é papel do proprietário e pode ajudar bastante o trabalho do mecânico.
Vale ressaltar que, quando se volta de uma viagem, é fundamental que esse cuidado seja redobrado. Afinal, poeira, lama, terra e maresia são alguns dos fatores que podem influenciar na conservação da moto.
Além disso, uma dica bastante válida é trocar o filtro de ar sempre que rodar por lugares e terrenos com essas características, combinado?
8. Respeitar a capacidade da moto
Tudo bem que uma moto sempre proporciona aquele espírito de aventura e adrenalina, porém, é sempre bom respeitar a capacidade e os limite do veículo. Não é apenas uma questão de segurança, mas também para garantir o melhor desempenho do motor e evitar um trabalho forçado de suas peças e de seus componentes.
Portanto, oriente o motociclista a evitar andar no “talo” — ou seja, com a rotação máxima. Afinal, isso pode forçar o motor, aumentar o consumo de combustível e lubrificante, colocar em risco a sua estabilidade e, por fim, reduzir a vida útil do veículo.
Sendo assim, a dica é manter o giro ideal do motor e curtir o trajeto dentro da limitação da moto.
9. Checar os freios
Para aqueles clientes que usam a moto todo os dias, ou os que planejam pegar a estrada com ela, não se esqueça de conferir os freios durante a revisão e fazer a troca dos discos e tambores sempre que necessário.
Para complementar o seu conhecimento, saiba que o desgaste dos freios a disco é visível a olho nu. Já o freio a tambor precisa ser retirado e analisado com cautela. Sendo assim, confira esses detalhes e oriente o cliente sempre que for preciso realizar trocas.
10. Abastecer com gasolina de confiança
Por fim, para garantir a mecânica para motos em dia, cabe ao motociclista não abrir mão da qualidade do combustível utilizado. Todo mundo já escutou falar sobre “gasolina batizada”, e isso pode afetar, diretamente, o bom funcionamento do veículo.
Apesar de ser difícil conferir a qualidade do combustível, é importante dar preferência a postos de bandeiras conhecidas e de referência. Dessa forma, é possível saber a procedência e origem dos produtos que o cliente tem utilizado.