Quais são os tipos de pneu de uma moto?

Os pneus de competição são conhecidos como os pneus lisos, utilizados em diversas competições. São produzidos com borrachas muito macias e funcionam com temperaturas muito elevadas. Dentro dos pneus de competição, existem pneus de chuva e pneus secos que se adaptam às condições climáticas que afetam uma determinada prova. Na maioria das vezes não são homologados para uma utilização em estrada.

Os pneus mistos ou trail são ideais para motos que circulam tanto em terra como em asfalto, apresentando desenhos mais longos na superfície, de forma a ter a máxima tração nos mais diversos terrenos, como na lama ou na areia. Feitos de borrachas rígidas, apresentando uma temperatura de funcionamento baixa e proporcionam uma boa aderência ao solo.

Os pneus touring são conhecidos como os pneus de estrada e são bastante indicada os para os motociclistas que utilizam a moto como meio de transporte habitual, seus desenhos possibilitam um andamento mais seguro em pisos molhados. São pneus de borracha rígida, apresentam uma temperatura de baixo funcionamento e possuem um tempo de vida útil superior aos outros tipos de pneus.

Pneus de moto

pneu é o único ponto de contato entre o veículo e o solo, tendo como função alcançar o equilíbrio adequado entre aderência, tração, conforto, duração, eficiência energética e custo. Os pneus, geralmente, tem uma durabilidade de 25 mil a 70 mil quilômetros, dependendo dos cuidados do usuário e do seu uso. O recomendado é que o pneu seja trocado a cada cinco ou seis anos.

pneu deve ser substituído quando seus sulcos atingirem a profundidade de 1,6 milímetros, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Quanto menor a profundidade dos sulcos, maior a probabilidade de aquaplanagem. Lembrando que a aquaplanagem é o efeito que ocorre quando as ranhuras não dão conta de extrair a água existente entre a borracha e o asfalto, fazendo com que o pneu se movimente sobre uma película de água, quase sem atrito com o asfalto.

Pneus sem câmara para motos

grande diferença entre os pneus com e sem câmara, em termos práticos, é que o pneu sem câmara, se furado com um prego, irá esvaziar gradualmente. Já os pneus com câmara de ar esvaziarão praticamente de uma vez.

É fácil identificar quando o pneu perdeu a pressão, é preciso tomar certos cuidados, já que a moto fica com a agilidade e maneabilidade comprometida. O esvaziamento rápido, especialmente do pneu dianteiro, torna o controle da moto praticamente impossível.

Nos pneus sem câmara, existe uma camada interna chamada de liner, que funciona como uma espécie de capa que assegura maior retenção do ar, sendo que a área de contato com o aro é mais ampla, assim como também há uma tolerância dimensional limitada.

Existe uma série de vantagens na utilização de pneus sem câmara, entre elas, a segurança, praticidade na hora do concerto de um eventual furo, entre outras.

Hora de trocar os pneus da moto

É importante saber qual é a hora certa de trocar o pneu de sua moto, para isso existem algumas dicas que podem ajudar nessa hora. Para identificar se é preciso trocar ou não o pneu de sua moto existe a boa e velha inspeção visual, ou seja, olhar e perceber que o pneu está ficando careca. O pneu careca representa perigo na hora de acelerar, frear e contornar curvas.

Para uma maior duração do seu pneu, verifique a calibragem semanalmente. Lembrando que a pressão correta a ser usada sempre está no Manual do Proprietário ou em alguma etiqueta de advertência colada à motocicleta.

Cuidados na hora de viajar com a moto

Uma viajem de moto requer cuidados especiais para garantir uma viagem mais segura. É importante lembrar que a pressão dos pneus deve ser sempre regulada a frio, pois com o uso o aquecimento falseia os dados, geralmente mostrando pressão superior da que foi definida e os valores voltam ao normal quando os pneus esfriarem.

Uma dica importante para a tocada em estradas de terra ou areia é lembrar que a roda dianteira precisa sempre flutuar, e para isso é preciso manter a aceleração constante, se possível, deslocar o peso para a parte traseira da moto.

Outra boa dica é alterar a posição de plotagem durante o período de tocada. Em uma estrada de curvas, isso ocorre quase que naturalmente, porém em longos trechos com retas é necessário buscar posicionamentos que alterem minimamente o ângulo dos braços.

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