Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the chainpress domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/servidorgoat/web/blog.marquinhomotos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131
Seu motor fala: problemas que podem ser detectados “de ouvido” - O Blog da Marquinho Motos

Dos cinco sentidos humanos – visão, audição, paladar, olfato e tato – o segundo deles, a audição, tem vital importância quando se trata da saúde do motor de sua moto. Moto com barulho anormal exige verificação.  

Não é à toa que no mundo da mecânica a expressão “afinar o motor” significa deixá-lo bem regulado, exatamente como se faz com um instrumento musical. É claro que problemas mais sérios na parte mecânica de sua moto não precisam ser percebidos “de ouvido”: basta só olhar para notar um vazamento de óleo ou fumaça exagerada saindo pelo escape.

Porém, acredite: antes deste estágio grave, prestar atenção nos sons do motor evitaria chegar a um ponto de dano que, muitas vezes, exigirá uma grande despesa com o mecânico.

Ninguém quer moto com problema, e assim o hábito de prestar atenção nos ruídos do motor é algo muito importante para fins de durabilidade e, consequentemente, economizar na manutenção. Ruídos? Sim, no plural: não é só do escapamento que motores emitem ruído. Há outros sons, bem mais sutis, vindos do motor, e são estes que devem ser alvo de sua atenção pois qualquer alteração pode indicar um potencial problema.

Mesmo que você não seja conhecedor de mecânica é importante treinar seu ouvido. A primeira lição é saber que um motor frio é, normalmente, mais ruidoso do que em temperatura normal de funcionamento. Isso acontece por diversos fatores, um deles o tempo que o óleo frio leva para aquecer atingir todas as partes internas do motor e lubrificá-las convenientemente.

Depois de alguns minutos de funcionamento o óleo estará mais fluido, circulando normalmente. Aí sim é a hora de colocar a audição em alerta, e perceber se não há nenhum som diferente do usual quando o motor está em marcha lenta.

É claro que quando a rotação sobe, ao acelerar, o nível de ruído subirá também. O que não deve ocorrer nesta condição é o surgimento de “batidas” anormais, que em geral indicam desgaste acentuado de componentes ou necessidade de regulagem de válvulas, por exemplo.

Outra fonte de ruído pode ser o câmbio, área onde problemas normalmente se manifestam através de um ronco acompanhado de vibração, que muitas vezes pode ser sentida na própria alavanca do câmbio.

Enfim, aprender qual é o ruído normal do motor de sua moto é muito importante, mas isso de nada servirá se você não tomar providências quando notar alguma alteração, levando sua moto a sua concessionária Honda de confiança para que a identificação de eventuais problemas seja feita de maneira precoce, evitando assim danos e despesas maiores.

Leave a Comment