A Suzuki motos chegou ao Brasil há 32 anos, via representação do grupo J Toledo. De 1992 pra cá, vários modelos já chegaram ao mercado nacional e fizeram sucesso. Entretanto, existem algumas motocicletas que saíram de linha tão rápido que você nem percebeu. Bora relembrar algumas (quase) desconhecidas?

1 – Suzuki motos – Freewind 650

Esta antecessora da V-Strom 650 era uma aventureira monocilíndrica de exatos 644 cc e 47 cv e 5.3 kgf.m de torque. Sim, era movida pelo motor consagrado na DR 650, com 2 carburadores e duas velas, com fama de “inquebrável”. Contudo, já tinha modernidades como o painel digital e freios à disco em ambas as rodas.

Além disso, aparentemente o design – uma mistura de estilo touring com trail – era uma combinação de sucesso que veio para competir diretamente com BMW F650, que era campeã de vendas na Europa em sua categoria. Contudo, seu preço alto na época, algo perto de 30% superior a uma Yamaha XT 600, certamente não contribuiu nas vendas.

2 – Suzuki motos – Katana 125

O nome Katana é um velho conhecido no catálogo de produtos da Suzuki motos. Tudo começou com uma bela quatro cilindros na década de 1980 no Japão. Porém, não foi esta que chegou no Brasil. Também muito menos a nova neo-retrô relançada mundialmente em 2019…

Aqui no Brasil tivemos a pequena Katana 125, um modelo que era na verdade mais uma tentativa da representante da marca, para fazer frente às street da Honda e Yamaha. Desta forma, a Katana nacional não era quatro cilindros, mas uma monocilíndrica com a mesma unidade da custom Intruder 125.

Suzuki TL 1000S 

Agora imagine uma moto sport touring com visual agressivo, ao estilo Ducati, junto de uma tecnologia de ponta. Sucesso não é? Errado! A Suzuki TL 1000S tinha tudo isso, era um modelo com muitos atributos interessantes, incluindo o poderoso motor de 2 cilindros em V capaz de levar a moto (de apenas 180 kg) até os 250 km/h de velocidade final.

No entanto, não foi o suficiente e a moto não emplacou – literalmente! Mesmo ficando 6 anos em produção, vendeu pouquíssimas unidades! Para se ter uma ideia, no ano de despedida foram só 6 emplacamentos. Assim, ela saiu do mercado ainda em 2002, na época custando cerca de R$ 33 mil, praticamente o mesmo preço de uma CBR 600F…

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