Tempos difíceis, grana curta, e você vai adiando gastos. Mas toda vez que sai de casa, bate o medão de ser parado em uma blitz de trânsito, e tomar uma multa por causa do pneu careca. Amigo, acredite: a multa (e os pontos na carteira) representam o menor dos problemas que um pneu gasto demais pode representar para você.

Ser flagrado pela fiscalização pilotando uma moto com pneu careca é uma infração grave, que rende 5 pontos em sua CNH e multa no valor de R$ 195,23. Além disso, o agente de trânsito pode decidir reter sua moto para regularização, e você pode ficar a pé. Mas, como dito no início, pior que tudo isso é a insegurança que um pneu gasto demais representa.

O que é um pneu gasto, especialmente aos olhos da fiscalização? É um pneu que tem apenas 1,6 mm ou menos de profundidade nos sulcos, e como não é todo mundo que anda com um paquímetro no bolso, os fabricantes de pneus resolveram, há muito, dotar os pneus dos chamados TWI – Tread Wear Indicator (indicador de desgaste, em inglês).

O TWI é fácil da achar, pois na lateral do pneu estas letrinhas estão estampadas em alto relevo, na exata altura onde estão os pequenos ressaltos dentro dos sulcos, que avisam sobre a vida útil dos pneus ter chegado ao fim. Como? Quando a borracha dos ressaltos do TWI, no interior dos sulcos, se alinha à banda de rodagem, a parte do pneu que encosta no solo.

Fora isso, há outro aspecto que merece atenção: mesmo se o pneu parece novinho, se ele tiver mais de cinco anos também deve ser trocado, não por causa de problemas com a fiscalização, mas pela deterioração dos materiais, por envelhecimento.

Pneu resseca, e tanto a borracha como os materiais da carcaça perdem suas características ideais, o que implica em perda de aderência e resistência. Porém, como dissemos no início, tem coisa pior do que ser multado, acumular pontos na CNH e rodar com um pneu bonito por fora mas feio por dentro.

Quando a borracha da banda de rodagem se desgasta, o pneu vira um problemão. Qualquer chuvinha deixa você a mercê da sorte, ou da falta dela. Derrapar na curva, mal poder encostar no freio e sentir o pneu deslizando… você não merece isso! Mas o problema não é só quando a pista está molhada.

Pneu careca funciona mal mesmo quando a pista é perfeita e está seca. Pouca borracha entre o chão e a carcaça deixa a moto esquisita, e o desgaste faz com que o perfil fique deformado, o que torna a pilotagem incerta, imprecisa e sobretudo, muito insegura. Fora isso, pneu desgastado também impacta no consumo, fazendo sua moto gastar mais combustível do que deveria.

Enfim, rodar com pneus velho e gasto não vale a pena. Com menos de 400 reais você compra um par de pneus novinhos e de boa qualidade para sua Biz, com 500 reais calça sua CG. E se sua moto for motão, o dobro disso, ou até mais. Mas lembre sempre que dinheiro para pneus não é despesa, é investimento em uma coisa muito preciosa: a sua segurança.

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