O que você diria de uma moto que não cai? Parece mentira, não é mesmo? Pelo menos é o que a Yamaha pretende ao ter inventado o Sistema Avançado de Assistência à Estabilização de Motocicletas (AMSAS).
O recurso se baseia em um dispositivo que estabiliza a moto em baixas velocidades – como em um semáforo ou congestionamento, por exemplo – por meio do controle das forças motrizes e de direção.
De acordo com o chefe da equipe de desenvolvimento do AMSAS, Akitoshi Suzuki, o sistema é composto de atuadores de motor conectados à roda dianteira e ao guidão . Dessa maneira, ele auxilia fazendo com que a moto se movimente em baixas velocidades sem cair, mesmo que o piloto não tenha tanta experiência de condução.
“Na partida ou na parada, o atuador de direção instalado na roda dianteira ajuda na estabilidade e, a partir daí, até cerca de 5 km/h, o atuador de direção preso ao guidão assume o controle”, explica Suzuki.
Além de beneficiar a estabilidade, o AMSAS também trará vantagens voltadas à segurança do garupa, pois conta também com a função de frear a motocicleta assim que detectar qualquer obstáculo na via . Além disso, o modo de frenagem autônoma exibe avisos de alerta de risco de colisão em relação aos outros veículos parados.
De acordo com o chefe da equipe de desenvolvimento do AMSAS, Akitoshi Suzuki, o sistema é composto de atuadores de motor conectados à roda dianteira e ao guidão . Dessa maneira, ele auxilia fazendo com que a moto se movimente em baixas velocidades sem cair, mesmo que o piloto não tenha tanta experiência de condução.
“Na partida ou na parada, o atuador de direção instalado na roda dianteira ajuda na estabilidade e, a partir daí, até cerca de 5 km/h, o atuador de direção preso ao guidão assume o controle”, explica Suzuki.
Além de beneficiar a estabilidade, o AMSAS também trará vantagens voltadas à segurança do garupa, pois conta também com a função de frear a motocicleta assim que detectar qualquer obstáculo na via . Além disso, o modo de frenagem autônoma exibe avisos de alerta de risco de colisão em relação aos outros veículos parados.
A próxima etapa do engenhoso recurso anti-queda é reduzir o tamanho dos componentes. Com isso, ele poderá ser instalado nas motocicletas sem que altere as configurações originais do projeto dos modelos da Yamaha.
Com este projeto do AMSAS, A empresa japonesa revelou que pretende z erar as mortes provocadas por motocicletas até 2050.