Semana agitada, esta última. A Honda se segurou por um tempo para mostrar ao público, de uma só vez, nada menos do que nove novidades para 2019. Sim, algumas delas já eram esperadas, como a totalmente nova Gold Wing em duas versões, a Tour e a bagger, já mostradas no ano passado no Salão Duas Rodas, e outras são apenas renovações entre as motos Honda 2019, como os scooteres PCX 150 e SH 300, mas no meio de tudo havias duas grandes surpresas.
A mais interessante das surpresas das motos Honda 2019 , logicamente para um amante das clássicas e retrôs como eu, foi a Honda CB 1000R Neo Sports Café, uma reinterpretação “by Honda”, como eles mesmos dizem, da tendência café racer. O motor de quatro cilindros de 145 cv, aliado a uma relação encurtada das três primeiras marchas, a faz mais rápida na aceleração até 130 km/h do que a própria CBR 1000RR Fireblade , que tem quase 200 cv. Com três modos eletrônicos de pilotagem, o melhor da nova CB 1000R, no entanto, é sua muito robusta aparência naked, com um farol redondo de led bastante ousado. Ela chega em 2019.
Renovação entre linha de motos Honda 2019
A outra grande surpresa é o scooter Honda Elite 125, que ocupará a posição de entrada nesse segmento da marca, como fazia o descontinuado scooter Lead 125. O Honda Elite é já há algum tempo a preferência entre os jovens em muitos países da Europa e Ásia, atingindo sua maturidade em termos de estética e confiabilidade. Estará disponível para venda ainda neste ano, porém ainda sem preço definido. Certamente deverá estar próximo do valor de seu concorrente Yamaha Neo 125.
A supertouring Honda GL 1800 Gold Wind, que desde 1975 vem sendo aprimorada para se tornar a rainha definitiva das estradas, desta vez se superou. À primeira olhada, ela parece ser apenas uma reestilização da versão anterior, mas na verdade é uma motocicleta totalmente nova. O motor continua o seis cilindros boxer, só que agora com quatro válvulas por cilindro.
O quadro de alumínio é novo, assim como a suspensão dianteira tipo wishbone (não tem garfo telescópico), o câmbio DCT de 7 marchas com duas embreagens automáticas, os freios dual-CBS, o para-brisa regulável e a compatibilidade com Apple CarPlay. A versão bagger, que não tem a mala traseira, airbag e o câmbio DCT, custa R$ 136.550. A Gold Wing Tour, completa, custa R$ 156.550. As vendas já começaram e no primeiro lote, para este ano, e serão apenas 30 unidades de cada versão.
Entre as novidades, uma edição especial limitada da Honda CG 160 comemora os 25 anos da Titan. A SE, de Special Edition, que terá produção de 8.000 unidades, tem cores exclusivas e um “selo” comemorativo de 25 anos no tanque. Chega em 2019.
O scooter Honda PCX 150 recebeu atualizações nas três versões, Standard, DLX e Sport, as duas últimas com freios ABS e chave presencial Smart Key de série. A Standard mantém os freios CBS. Todas as versões ganharam pneus maiores e tiveram reposicionamento da suspensão traseira, para maior conforto dos ocupantes. Chega no próximo ano.
Outra motocicleta que ganhou poucas inovações para a versão 2019 é a trail Honda XRE 300. Com iluminação totalmente de leds, incluindo farol, e piscas, a nova XRE tem agora freios ABS de série e estará disponível em quatro grafismos, sendo as especiais a Adventure e a Rally, esta última aproveitando a imagem da big trail Africa Twin.
O scooter SH 300i, da mesma forma que a XRE, ganha uma versão especial para 2019, o Honda SH 300i Sport. A nova versão se diferencia pela pintura branco perolizada com apliques pretos no escudo frontal e na carenagem de farol, além do garfo, rodas e bagageiros escurecidos. E é só.
Olhando a nova Honda Pop 110i, notamos apenas uma das novidades, o banco vermelho na versão branca. E não é apenas a cor que se destaca nesse banco, mas sim a sua textura de colmeia. A textura também está presente nos bancos pretos que equipam as Pop de outras cores.
A novidade maior, no entanto, é importante: a Pop ganha o sistema CBS de freios, que aciona o tambor dianteiro mesmo quando se aplica apenas o pedal de freio traseiro.
Por fim, o lançamento que mereceu maior destaque no evento da Honda: a fora de estrada CRF 250F, modelo exclusivo para trilhas, uma vez que não tem espelhos retrovisores, lanternas e piscas. Por isso ela não pode ser emplacada.
Ampliando a família CRF, cujo carro chefe era até agora a CRF 230F, a nova motocicleta tem o mesmo motor da Honda Twister 250 e já tem preço definido de R$ 14.990, apenas R$ 1.500 a mais que a CRF 230F.
A Honda CRF 250F mereceu um dia inteiro para a apresentação e avaliação, que foi feita em um complexo rural com pista de motocross, trilhas fechadas e estradas de terra. Para mostrar como anda a nova queridinha do off road brasileiro. Essa semana foram as motos Honda 2019 , aguarde mais novidades na semana que vem!