Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the chainpress domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/servidorgoat/web/blog.marquinhomotos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131
Uma viagem de moto - O Blog da Marquinho Motos

Pegar a estrada de moto é o sonho de muitos. Mais do que o destino em si, o importante é o caminho, fazer do tempo passado ao guidão uma experiência positiva, que será lembrada com um sorriso no rosto quando chegar a hora de contar para amigos, familiares, filhos ou netos.

Nunca fez uma viagem de moto? Não sabe o que está perdendo, e é justamente para estes que não têm muita experiência que seguem algumas dicas muito simples e fundamentais.

1) ESCOLHA BEM O ROTEIRO – Dá para ir de Honda Biz do Ceará ao Rio Grande do Sul? Dar, dá, mas… melhor não! Comece por roteiros mais curtos, rápidos. Destinos próximos à região em que você vive, onde seguramente se algo der errado será possível contar com ajuda de conhecidos. Dependendo de onde está, uma viagem de moto pelo litoral é algo revigorante.

2) PLANEJE SUA VIAGEM – Recursos como o Google Maps, por exemplo, permitem não apenas saber a distância a ser percorrida como também visualizar o percurso, verificar onde há locais para fazer paradas seguras de descanso, alimentação ou reabastecimento.

3) REVISE A MOTO – A parte óbvia, mas que não pode ser descuidada. Troca de óleo, pneus em bom estado, a transmissão (pinhão/coroa/corrente) lubrificada, parte elétrica funcionando perfeitamente. Leve ferramentas!

4) EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA – Viajar de moto exige manter velocidade de cruzeiro, entre 80 e 120 km/h dependendo da via. Use equipamento de segurança completo – capacete, jaqueta e calça com proteções, luvas e bota –, mas um item exige muita atenção: a viseira do capacete ou, no caso de capacetes tipo aberto, os óculos de proteção. A questão é dupla, pois é preciso ter sempre excelente visibilidade e também proteger os olhos de traumas. Mosquitinho no olho a 80 km/h é ruim demais.

5) BAGAGEM – Quanto menos, melhor, e sempre bem fixada através de elásticos/redes ao bagageiro ou banco. Tem baú? Ótimo, mas respeite o limite de carga. Alforjes ou malas laterais são boas opções, desde que bem fixadas, e com pouco peso. Bolsas específicas para serem montadas sobre o tanque são práticas, mas não podem afetar a maneabilidade. Importante: mochila nas costas não é pecado, mas evite. Mesmo com pouco peso, tendem a aumentar o cansaço e tirar mobilidade.

6) TEMPO AO GUIDÃO – A cada hora de pilotagem, pouco mais, pouco menos, pare e faça um alongamento. Além disso, “ouça” seu corpo, e pare se estiver cansado, o que diminui reflexos e aumenta a chance de acidentes. Neste item, a experiência te ajudará a saber quantas horas você consegue viajar em um dia sem arriscar sua segurança.

7) GARUPA – Evite levar passageiro/a nos primeiros roteiros. Ter companhia é sempre bom, mas limite o risco se você não tem experiência de estrada. Quando “pegar a mão”, instrua quem montar na garupa a seguir seus movimentos, a formar um corpo único sobre a moto.

8) PARCEIROS – Última e talvez mais importante dica: se puder, viaje sempre em duas motos. Melhor ainda se o parceiro tiver mais experiência, para te ensinar os macetes, um deles o posicionamento. Jamais ande em fila indiana, mantenha distanciamento de cerca de dez metros no mínimo, rode nos “trilhos” dos pneus dos carros, onde há menos sujeira na pista. Mantenha sempre o parceiro no campo de visão de seu espelho retrovisor, ou vice versa.

Leave a Comment