Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the chainpress domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/servidorgoat/web/blog.marquinhomotos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131
Honda E-Clutch: motociclistas escolherão se querem usar embreagem ou não - O Blog da Marquinho Motos

A Honda Motor Company anunciou o lançamento do E-Clutch, seu novo sistema de controle automático de embreagem para motocicletas com transmissões manuais de várias marchas. O vídeo demonstra visualmente como o sistema funciona por meio de uma sequência animada exibindo o que as mãos e os pés do motociclista estão fazendo enquanto se conduz. 

A ideia, diz a Honda, é tornar mais fácil para os condutores de todos os níveis de habilidade operar suas motocicletas com segurança e confiança. Essa embreagem operada eletronicamente permite que os motociclistas continuem a fazer as mudanças de marcha normalmente com o pedal do lado esquerdo, mas não precisam se preocupar em puxar a alavanca da embreagem, a menos que queiram, pois a peça está fisicamente ali ainda.

Com qualquer motocicleta de transmissão manual em 2023, os motociclistas devem usar uma alavanca de embreagem com a mão esquerda, enquanto a troca de marchas é feita por meio de uma alavanca de pé no lado esquerdo da motocicleta. À direita, há uma alavanca do freio dianteiro, o punho do acelerador e uma alavanca do freio para a roda traseira localizada na frente da pedaleira. 

Esses controles podem variar, é claro. As motocicletas mais antigas podem ter um layout radicalmente diferente, ou os controles podem ter sido ajustados para acomodar motociclistas com várias necessidades. A Honda já oferece sua transmissão de dupla embreagem, a DCT que equipa motos como a Africa Twin, X-ADV e a NC 750 X no Brasil. Nesses casos, as motos equipadas com o sistema DCT não têm alavanca de embreagem.  

A maioria das motocicletas elétricas também não tem uma alavanca de embreagem, pois a natureza de seus trens de força a torna desnecessária. Por muitos anos, a maioria das scooters do mercado sempre foram automáticas, com o freio traseiro sendo acionado no punho esquerdo, onde ficaria a alavanca de embreagem em uma motocicleta tradicional. Há ainda CUBs, como a Honda Biz, que possuem alavanca de marchas, mas a embreagem é sempre automática sem alavanca de acionamento.

De qualquer forma, a Honda afirma que seu sistema de embreagem eletrônica “pode ser instalado sem grandes alterações nos layouts de motor existentes”. Embora a fabricante não tenha chegado a especificar modelos ou prazos, isso parece indicar que podemos esperar o E-Clutch sendo implementado em modelos com os quais já estamos familiarizados em um futuro próximo. 

Uma outra afirmação em seu comunicado diz: “A Honda planeja aplicar a Honda E-Clutch em seus modelos de motocicletas FUN ao longo do tempo”. Historicamente, quando a Honda se refere às suas “motocicletas divertidas” isso significa motos que são operadas mais para experiências de prazer e lazer do que como simples e robustas motos para trabalho.

Leave a Comment