O modelo teve seu início em 2013 e desde então vem ganhando melhorias e fama no mercado nacional de motocicletas

A Honda PCX caiu nas graças do motociclista brasileiro. Por ser uma moto baixa, confortável e com bagageiro, o modelo se torna prático para qualquer pessoa pilotar no dia a dia. Desde que foi lançada ela passa por atualizações importantes que a transformam de uma básica para um veículo mais luxuoso e moderno.

O modelo, atualmente produzido na fábrica de Manaus (AM), teve seu início no mercado nacional em 2013. A Honda PCX veio para ser uma scooter mais moderna que a Biz. E foi o que aconteceu, o modelo sofreu modificações ao longo desses 10 anos, o que a ajudou a estar entre as mais vendidas.

Em 2013 a Honda PCX chegou ainda bem simples. No ano seguinte ela sofreu uma repaginada estética e ganhou sua versão DLX (luxo).

As mudanças reais começaram a surgir em 2015, quando sua motorização diminuiu de 152,9 cm³ para 149,3 cm³, enquanto a potência foi de 13,6 cv para 13,1 cv e o torque de 1,36 kgfm para 1,41 kgfm. Embora menor, ela ganhou computador de bordo, pisca alerta, tomadas 12 V e um tanque de 8 l ao invés do antigo de 5,9 l.

Nas atualizações seguintes o modelo recebeu itens como faróis de LED, chave presencial e até uma versão Sport. Tudo isso enquanto a scooter crescia e caia no gosto do consumidor.

A versão 2023 foi lançada no fim de 2022. Essa nova Honda PCX também teve atualizações significantes.

Ficha técnica – Honda PCX 

Motor

Hoje a nova Honda PCX 2023 não é mais uma 150, já que o modelo passou a ser 160 cm³ na última atualização. Disposta nas versões DLX ABS, ABS e CBS, seu propulsor é um monocilíndrico SOHC de quatro válvulas arrefecido a líquido capaz de até 16 cv de potência e torque máximo de 1,5 kgfm.

Na parte de suspensão ela porta um garfo telescópico de 100 mm na dianteira e dois amortecedores da mesma dimensão na traseira. As rodas contam com pneus 110/70-14 (dianteiro) e 130/70-13 (traseiro).

Tecnologia da Honda PCX

Na linha 2023 ela recebeu um perfil mais futurista. O modelo tem um DRL de cinco traços de luz, na dianteira, e na traseira uma iluminação que dá ao “X” efeito 3D.

Na parte de conectividade, a japonesa conta com um porta-luvas USB além de um Smart Key System, que funciona como uma chave presencial e alarme antifurto. Ele ativa o comutador da trava de guidão e partida, e também a abertura do assento para acesso ao compartimento porta-capacete.

Segurança

Como já dito, as versões da Honda PCX podem ser com freios ABS (Sistema de frenagem anti bloqueio) ou CBS (Sistema de Frenagem Combinada). Os discos dianteiros em ambas as versões tem 220 mm na dianteira e, no caso das ABS, 220 mm na traseira. Para as CBS não há disco na roda de trás, o freio é a tambor e possui 130 mm.

Tanque de combustível

A capacidade do tanque de combustível da Honda PCX aumentou nas primeiras atualizações. A scooter conta com 8 l de armazenamento.

Consumo

Segundo a montadora, o consumo do modelo que tem capacidade para 8 l de combustível e 350 km de autonomia, é de média de 43 km/l.

Capacidade

A Honda PCX, por ser uma scooter, pode carregar objetos sob o assento assim como um porta-malas de carro. Nele a capacidade é de 30 l. O peso máximo que a PCX aguenta é 180 kg.

Concorrentes da Honda PCX

A principal concorrente da Honda PCX é a Yamaha NX 160. O modelo segue na mesma categoria, sendo uma scooter de baixa capacidade.

Preço

A PCX está disponível no site da Honda com um preço sugerido a partir de R$ 18.270.

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