Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the chainpress domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/servidorgoat/web/blog.marquinhomotos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131
multa por pneu careca é o menor dos problemas - O Blog da Marquinho Motos

Tempos difíceis, grana curta, e você vai adiando gastos. Mas toda vez que sai de casa, bate o medão de ser parado em uma blitz de trânsito, e tomar uma multa por causa do pneu careca. Amigo, acredite: a multa (e os pontos na carteira) representam o menor dos problemas que um pneu gasto demais pode representar para você.

Ser flagrado pela fiscalização pilotando uma moto com pneu careca é uma infração grave, que rende 5 pontos em sua CNH e multa no valor de R$ 195,23. Além disso, o agente de trânsito pode decidir reter sua moto para regularização, e você pode ficar a pé. Mas, como dito no início, pior que tudo isso é a insegurança que um pneu gasto demais representa.

O que é um pneu gasto, especialmente aos olhos da fiscalização? É um pneu que tem apenas 1,6 mm ou menos de profundidade nos sulcos, e como não é todo mundo que anda com um paquímetro no bolso, os fabricantes de pneus resolveram, há muito, dotar os pneus dos chamados TWI – Tread Wear Indicator (indicador de desgaste, em inglês).

O TWI é fácil da achar, pois na lateral do pneu estas letrinhas estão estampadas em alto relevo, na exata altura onde estão os pequenos ressaltos dentro dos sulcos, que avisam sobre a vida útil dos pneus ter chegado ao fim. Como? Quando a borracha dos ressaltos do TWI, no interior dos sulcos, se alinha à banda de rodagem, a parte do pneu que encosta no solo.

Fora isso, há outro aspecto que merece atenção: mesmo se o pneu parece novinho, se ele tiver mais de cinco anos também deve ser trocado, não por causa de problemas com a fiscalização, mas pela deterioração dos materiais, por envelhecimento.

Pneu resseca, e tanto a borracha como os materiais da carcaça perdem suas características ideais, o que implica em perda de aderência e resistência. Porém, como dissemos no início, tem coisa pior do que ser multado, acumular pontos na CNH e rodar com um pneu bonito por fora mas feio por dentro.

Quando a borracha da banda de rodagem se desgasta, o pneu vira um problemão. Qualquer chuvinha deixa você a mercê da sorte, ou da falta dela. Derrapar na curva, mal poder encostar no freio e sentir o pneu deslizando… você não merece isso! Mas o problema não é só quando a pista está molhada.

Pneu careca funciona mal mesmo quando a pista é perfeita e está seca. Pouca borracha entre o chão e a carcaça deixa a moto esquisita, e o desgaste faz com que o perfil fique deformado, o que torna a pilotagem incerta, imprecisa e sobretudo, muito insegura. Fora isso, pneu desgastado também impacta no consumo, fazendo sua moto gastar mais combustível do que deveria.

Enfim, rodar com pneus velho e gasto não vale a pena. Com menos de 400 reais você compra um par de pneus novinhos e de boa qualidade para sua Biz, com 500 reais calça sua CG. E se sua moto for motão, o dobro disso, ou até mais. Mas lembre sempre que dinheiro para pneus não é despesa, é investimento em uma coisa muito preciosa: a sua segurança.

Leave a Comment