Em meio a tantas motocicletas da Honda, apenas três modelos da Yamaha aparecem com destaque entre as dez mais vendidas do Brasil: Fazer, Crosser e Factor. Não à toa, a Yamaha está na segunda colocação entre as fabricantes que mais emplacaram em novembro de 2021, com 18 mil unidades vendidas
A Honda está isolada na liderança, com 81 mil emplacamentos, segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A Yamaha Factor 125 é uma motocicleta voltada ao trabalho, apesar do estilo inspirado nas nakeds. É normal encontrá-la no trânsito nas mãos de um motoboy de delivery ou frete por suas características. Autoesporte lista os cinco principais tópicos que fazem da Factor 125 uma das melhores opções para quem está procurando uma motocicleta pensando na relação custo-benefício.
Preço
A Yamaha Factor 125 é anunciada por R$ 11.790, excluindo o valor do frete. Na comparação com a versão de entrada da Honda CG 160, a Start, ela é R$ 600 mais cara – porém também é mais tecnológica.
Talvez a Yamaha pudesse aumentar sua gama para deixá-la ainda mais atrativa. A Honda CG 160, por exemplo, é oferecida nas versões Start (R$ 11.180), Fan (R$ 12.280) Cargo (R$ 12.420) e Titan (R$ 13.310), com pacotes visuais distintos.
A Yamaha gosta de apostar nos filmes de super herói da Marvel para lançar versões diferenciadas de suas motocicletas. Uma edição especial da Factor, fazendo referência a algum ícone da cultura pop, poderia alavancar as vendas.
Tecnologia
Um dos grandes trunfos da Factor 125 sobre a CG 160 é o nível de tecnologia. O modelo da Yamaha tem painel com iluminação em LED e computador de bordo completo, que oferece indicador de trocas de marcha, conta-giros e função ECO para auxiliar o piloto em uma condução mais eficiente.
Motor
A Factor tem motor compatível com a categoria, ainda mais considerando o foco em eficiência. Seu propulsor 125 cc flex de apenas um cilindro desenvolve 10,2 cv de potência a 8.000 rpm e 1,13 kgfm de torque a 6.000 rpm, com câmbio de cinco marchas de engrenagem constante e sistema de transmissão por corrente.
Segundo a Yamaha, a Factor faz até 42 km/l em uso misto. A ignição é eletrônica digital, com sistema de partida por pedal e lubrificação de cárter úmido. Ainda na parte mecânica, a suspensão dianteira é do tipo telescópica, enquanto a traseira traz o arranjo de braço oscilante, dois amortecedores, mola helicoidal e cinco regulagens de carga.
Proporções
Com 13 litros de capacidade no tanque, Yamaha Factor tem boa autonomia para desbravar a cidade — Foto: Divulgação
A Yamaha Factor 125 tem 1,98 m de comprimento, 1,29 m de entre-eixos, 76 cm de largura e 17 cm de distância do solo, com altura total de 1,08 m. A capacidade do tanque de combustível é de 13 litros, proporcionando boa autonomia. Já o reservatório de óleo do motor é de 1,2 litro.
Destaque entre as mais vendidas
Segundo a Fenabrave, a Yamaha Factor emplacou 29 mil unidades no acumulado de 2021. Ainda que o número seja aproximadamente 10% dos 283 mil emplacamentos da CG 160, trata-se do modelo mais vendido do Brasil que não pertence à Honda.
Ao lado da Fazer 250, a Factor é uma das responsáveis por parte dos 183 mil emplacamentos que colocam a Yamaha na segunda colocação entre as fabricantes de destaque no Brasil . A Honda ocupa o primeiro lugar com 795 mil motos vendidas em 2021.
A Yamaha Factor é oferecida nas cores Preta Eclipse e Vermelha Hot com três anos de garantia e pacote de revisões com preço fixo.